PUBLICIDADE

Europa

Autoridades da Crimeia libertam chefe da Marinha ucraniana

O militar foi detido ontem depois que o quartel-general da Marinha ucraniana foi tomado por uma multidão que hasteou a bandeira russa no local

20 mar 2014 - 04h40
(atualizado às 04h44)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades da Crimeia libertaram nesta quinta-feira o comandante-em-chefe da Marinha da Ucrânia, o contra-almirante Sergei Gaiduk, detido ontem no porto de Sebastopol, informou a agência de notícias da península Criminfor.

Gaiduk foi libertado junto com outras sete pessoas perto de um posto de controle na cidade de Chongar, próxima da Ucrânia continental, afirmou a agência que cita como fonte o deputado do parlamento ucraniano Andrei Senchenko.

A libertação do contra-almirante ucraniano aconteceu depois que o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoygu, intercedeu por ele junto aos dirigentes crimeanos.

O militar ucraniano foi detido ontem depois que o quartel-general da Marinha ucraniana foi tomado por uma multidão que hasteou a bandeira russa no local. "Sergei Gaiduk foi detido temporariamente, porque tem perguntas para responder", declarou a Procuradoria da Crimeia.

De acordo com a versão da Procuradoria, Gaiduk "transmitiu às unidades militares da Ucrânia (na Crimeia) uma ordem proveniente de Kiev para utilizar armas contra a população civil".

O ministro da Defesa da Rússia lembrou às autoridades da Crimeia que o contra-almirante era obrigado a cumprir as ordens de seus superiores.

O presidente interino da Ucrânia, Alexander Turchinov, tinha exigido que as forças de autodefesa da Crimeia libertassem Gaiduk e ameaçou tomar "medidas oportunas", caso isso não ocorresse.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crimeia/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crimeia/">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade