PUBLICIDADE

Europa

Ativistas pró-Rússia decretam toque de recolher na Ucrânia

20 abr 2014 - 10h43
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito autoproclamado de Slaviansk decretou um toque de recolher neste reduto dos ativistas pró-Rússia do leste da Ucrânia e pediu uma intervenção de Moscou para defender população de um grupo paramilitar nacionalista ucraniano. "O toque de recolher entra em vigor hoje (domingo). Da meia-noite às 6h da manhã está proibido circular nas ruas", declarou Viacheslav Ponomarev, para quem "apenas a Rússia pode proteger" a população local do movimento de extrema-direita Pravy Sektor.

Em um apelo ao presidente russo Vladimir Putin, Ponomarev declarou: "Pedimos que examine o mais rápido possível a possibilidade de enviar forças de manutenção da paz para defender a população dos fascistas".

Quatro pessoas morreram no domingo no leste da Ucrânia em um tiroteio perto da cidade de Slaviansk, controlada pelos separatistas pró-Moscou, anunciou mais cedo Ponomarev. O tiroteio matou três ativistas pró-Rússia e um atirador em um posto de controle instalado pelos separatistas na localidade de Bilbasivka, 18 quilômetros ao oeste de Slaviansk. As autoridades da Ucrânia, no entanto, confirmam que apenas uma pessoa morreu. 

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade