Às vésperas de conferência sobre reconstrução da Ucrânia na Itália, Zelensky se reúne com papa
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi recebido nesta quarta-feira (9) pelo papa Leão XIV na residência de verão do pontífice, em Castel Gandolfo, a sudoeste de Roma, na véspera de uma conferência sobre a reconstrução da Ucrânia na capital italiana.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi recebido nesta quarta-feira (9) pelo papa Leão XIV na residência de verão do pontífice, em Castel Gandolfo, a sudoeste de Roma, na véspera de uma conferência sobre a reconstrução da Ucrânia na capital italiana.
O encontro entre os dois líderes durou aproximadamente 30 minutos. Após a reunião, Zelensky disse ter conversado com o papa Leão XIV, que foi eleito no início de maio deste ano, "sobre o retorno de nossas crianças roubadas pela Rússia durante esta guerra e o retorno de nossos entes queridos à Ucrânia".
Desde 2022, a Santa Sé desempenha um papel fundamental na negociação de troca de prisioneiros e de retorno de crianças levadas para a Rússia.
"Durante este encontro, o papa expressou seu pesar pelas vítimas e renovou suas orações e solidariedade ao povo ucraniano, incentivando todos os esforços visando a libertação dos prisioneiros e a busca de soluções", afirmou o comunicado emitido pelo Vaticano.
"Leão XIV reiterou sua disposição de receber representantes da Rússia e da Ucrânia no Vaticano para negociações", acrescentou.
"Moscou rejeita a paz"
Zelensky disse que "no momento, apenas Moscou rejeita esta proposta, assim como recusou todas as outras iniciativas de paz". O presidente confirmou que formalizou o convite ao papa Leão XIV para uma visita à Ucrânia.
Este foi o segundo encontro entre os dois líderes. O papa já havia recebido Zelensky em uma audiência privada no Vaticano em 18 de maio, dia da missa inaugural de seu pontificado.
Na ocasião, após a celebração que contou com a presença de muitos chefes de Estado, o pontífice falou que "a Ucrânia finalmente aguarda negociações para uma paz justa e duradoura".
Conferência para ajudar Kiev
O presidente da Ucrânia vai participar na quinta a sexta-feira desta semana da Conferência Internacional de Recuperação da Ucrânia, que tem o objetivo de ajudar o país a ser reconstruído.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, vai abrir a conferência. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, é esperada nestes dois dias de encontro, juntamente com quinze chefes de Estado e de governo, incluindo o chanceler alemão, Friedrich Merz.
O general Keith Kellogg chefiará a delegação americana e representará Donald Trump.
Esta conferência, que também contará com a participação de líderes empresariais, organizações internacionais e representantes da sociedade civil, visa mobilizar investimentos para a Ucrânia.
"Nesta conferência, Kiev buscará assinar acordos para garantir seu fornecimento de energia diante dos ataques russos à sua rede de distribuição", afirmou Zelensky.
Nesta quarta-feira, a Rússia lançou seu maior ataque com drones e mísseis desde o início da invasão em fevereiro de 2022.
(Com AFP)