Apesar de ultimato de Trump, Rússia intensifica ataques contra Ucrânia, que revida com drones em Moscou
Ataques aéreos russos mataram pelo menos três pessoas na Ucrânia, anunciaram autoridades locais neste sábado (19), após mais uma noite de ofensiva com drones e mísseis russos.
Ataques aéreos russos mataram pelo menos três pessoas na Ucrânia, anunciaram autoridades locais neste sábado (19), após mais uma noite de ofensiva com drones e mísseis russos.
A cidade de Vasylkivska, na região central ucraniana de Dnipropetrovsk, foi atingida por um míssil que matou pelo menos duas pessoas, anunciou o governador Sergei Lysak, no Telegram. Um centro médico, uma escola e uma "instituição cultural" foram destruídos no ataque, que também danificou casas, acrescentou a fonte.
A cidade portuária de Odessa e seus subúrbios, no sul da Ucrânia, foram alvo de um ataque com drones durante a noite.
De acordo com a polícia nacional, uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas nesses ataques aéreos, que danificaram "empresas" e "prédios residenciais", além de causara incêndios que foram posteriormente extintos pelos bombeiros.
A força aérea ucraniana afirmou que a Rússia lançou 344 drones e 35 mísseis contra a Ucrânia durante a noite passada. O exército ucraniano conseguiu abater 208 desses alvos. "Cinco mísseis e 30 drones de ataque atingiram 12 locais, e destroços de mísseis abatidos caíram em sete locais", informaram os militares.
Em seu relatório diário, o ministério da Defesa russo afirmou ter atingido locais de um "complexo militar-industrial" na Ucrânia durante a noite com drones e mísseis. Moscou também afirmou ter abatido 83 drones ucranianos na Rússia, incluindo 16 sobre a região de Moscou.
A Russian Railways, empresa ferroviária russa, informou que o tráfego entre as cidades de Likhaya e Zamchalovo, localizadas perto da fronteira com a Ucrânia, na região de Rostov, sudoeste da Rússia, foi brevemente interrompido. "Destroços de drones em queda", causaram essa interrupção, feriram uma pessoa e causaram atrasos, acrescentou a mesma fonte.
Ultimato de Trump não teve efeito imediato
Apesar do ultimato do presidente americano Donald Trump a Moscou para encerrar o conflito, as ofensivas continuam de ambos os lados. Na noite de quinta para sexta-feira, ataques russos mataram pelo menos seis pessoas em várias regiões ucranianas, segundo as autoridades do país.
Nas últimas semanas, Moscou lançou repetidamente ataques aéreos recordes contra a Ucrânia.
Em mais uma reviravolta, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no início desta semana a entrega de um grande estoque de equipamentos militares à Ucrânia. Apenas duas semanas antes, Washington havia declarado o fim de seu apoio ao país, após uma série de gestos de reaproximação com Moscou e mensagens contraditórias a Kiev sobre a continuidade do compromisso de ajuda americana.
O republicano ameaçou aumentar em 100% as taxas alfandegárias "secundárias" a Moscou, se o Kremlin não chegar a um acordo de cessar-fogo com Kiev em 50 dias.
(Com AFP)