PUBLICIDADE

Europa

Alemanha acusa Rússia, China, Irã e Turquia de espionagem

4 jul 2017 - 10h14
(atualizado às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Alemanha acusa outros países de espionagem
Alemanha acusa outros países de espionagem
Foto: iStock

A três dias da cúpula de chefes de Estado e de governo do G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta), os serviços secretos internos germânicos alertaram que países que participarão do encontro, como Rússia, China, Irã e Turquia, realizaram uma crescente atividade de espionagem na Alemanha. A informação é da Agência Télam.

"A Federação Russa, a República Popular da China e a República Islâmica do Irã são os principais atores que desenvolveram atividades de espionagem contra a Alemanha", destacaram os serviços secretos em relatório apresentado hoje (4), ao qual a agência de notícias alemã DPA teve acesso em primeira mão.

O relatório também menciona a Turquia, país que, segundo os serviços secretos alemães, tem intensificado a espionagem na região de Berlim onde ficam órgãos públicos, como o Parlamento e a Chancelaria Federal, órgão supremo que apoia a chanceler Angela Merkel na cooperação entre ministérios e diálogo com o Parlamento, as províncias e grupos sociais.

A Rússia e a China aparecem no documento de 300 páginas como os Estados que mais cometeram ataques cibernéticos contra a Alemanha. O ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, admitiu que o governo prevê que os hackers russos tentem influenciar nas eleições gerais do país, que serão realizadas em 24 de setembro.

Veja também

Prefeito se casa com crocodilo por prosperidade na cidade:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade