PUBLICIDADE

Mundo

EUA lançam ataques cibernéticos contra Irã

Segundo jornal "NYT", ataques começaram na quinta-feira

23 jun 2019 - 09h33
(atualizado às 11h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos lançaram na última quinta-feira (20) uma série de ciberataques contra o Irã, informou neste domingo (23) o jornal "The New York Times".

EUA lançam ataques cibernéticos contra Irã, em escalada de tensão
EUA lançam ataques cibernéticos contra Irã, em escalada de tensão
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    Os ataques cibernéticos teriam como alvo agentes de segurança e inteligência do regime iraniano, quem Washington acredita que esteja por trás das explosões contra dois petroleiros no Golfo de Omã.

    Os ciberataques começaram no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cogitou lançar mísseis contra o território do Irã, mas desistiu. De acordo com fontes ouvidas pelo jornal, os ataques cibernéticos afetaram os sistemas informáticos de lançamentos de mísseis do Irã. Mas, segundo especialistas, é difícil mensurar os danos. Estados Unidos e Irã vivem uma escalada de tensão desde o ano passado, quando Trump abandonou o acordo nuclear assinado em 2015 com Teerã. Neste mês de junho, dois petroleiros explodiram no Golfo de Omã, e os Estados Unidos acusaram o Irã pelo ataque. Em seguida, o regime iraniano derrubou um drone de vigilância norte-americano.

    Além dos incidentes, as autoridades de ambos os países têm trocado declarações de ameaças. Durante uma sessão do Parlamento iraniano, deputados entoaram palavras como "morte à América". "A América é o verdadeiro terrorista que difunde o caos, fornece armas avançadas aos grupos terroristas e agora vem e diz: 'vamos negociar'", ironizou o vice-presidente do Parlamento, Masoud Pezeshkian.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade