Script = https://s1.trrsf.com/update-1778180706/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

EUA emitem novas sanções sobre remessas de petróleo do Irã para a China

11 mai 2026 - 18h14
Compartilhar
Exibir comentários

O governo ‌dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira sanções contra três pessoas e nove empresas -- quatro delas sediadas em Hong Kong e quatro nos Emirados Árabes ⁠Unidos --, por ajudarem no envio de ‌petróleo do Irã para a China. A nona empresa tem sede em ‌Omã.

A medida do ‌Tesouro ocorre na esteira das sanções ⁠anunciadas na sexta-feira contra indivíduos e empresas que auxiliam as compras iranianas de armas e componentes usados para fabricar drones e mísseis balísticos.

Também ocorre ‌dias antes de reunião do presidente ‌dos EUA, ⁠Donald Trump, ⁠com Xi Jinping, quando o norte-americano deve pressionar ⁠o ‌líder chinês a ‌ajudar no impasse com o Irã para reabrir o Estreito de Ormuz.

O Tesouro disse que as novas ⁠designações do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros são destinadas a indivíduos e entidades que ajudaram a Guarda Revolucionária Islâmica ‌do Irã a vender e enviar petróleo iraniano para a China, a ⁠partir de empresas de fachada em jurisdições econômicas permissivas.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse que o governo Trump deve continuar a exercer pressão sobre Teerã para privar o governo e as Forças Armadas iranianas de financiamento para armas, seu programa nuclear ou para apoio a representantes na região.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra