PUBLICIDADE

Mundo

EUA anunciam retirada de quase 12 mil soldados da Alemanha

Medida faz parte da mudança de postura de Washington na Europa

29 jul 2020 - 11h29
(atualizado às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O Pentágono anunciou nesta quarta-feira (29) a retirada de 11,9 mil soldados que estão na Alemanha, sendo que metade deles voltarão para os Estados Unidos e a outra parte será distribuída em outros países europeus, como Itália e Bélgica.

Quase 12 mil militares norte-americanos deixarão seus postos na Alemanha
Quase 12 mil militares norte-americanos deixarão seus postos na Alemanha
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em comunicado oficial, o órgão ainda informou que parte dos soldados pode ser enviada para a Polônia, como o presidente Donald Trump havia informado em 24 de junho, e para os países bálticos caso sejam fechados novos acordos.

Conforme noticiou o "Wall Street Journal", devem ser enviados para a Itália dois batalhões do Exército e uma esquadrilha com caças F-16. No entanto, a publicação ressalta que esse deslocamento poderá demorar anos para ser concluído e demandará milhões de dólares, já que Washington precisará construir as bases para abrigar seus militares.

O anúncio cumpre assim uma afirmação de Trump durante a visita do presidente polonês, Andrzej Duda, à Casa Branca em junho. Na ocasião, o republicano atacou Berlim por "pagar bilhões de euros" para receber energia da Rússia e não fazer pagamentos no "valor correto" para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A fala foi repetida nesta quarta-feira durante coletiva de imprensa na Casa Branca. "A Alemanha não está pagando a cota justa para a Otan. Está só se aproveitando", afirmou aos jornalistas.

No entanto, o anúncio de hoje não cumpriu o que ele havia se comprometido ao lado de Duda: realocar tropas militares para Varsóvia como um "sinal muito forte" contra a Rússia.

A retirada de militares norte-americanos da Alemanha vem sendo acelerada nos últimos anos, marcando uma mudança de postura de Washington nas questões de segurança e defesa na Europa. Dados do Pentágono apontam que cerca de 30 mil soldados de diversas seções das Forças Armadas estão atuando no país. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade