PUBLICIDADE

Mundo

'Eu sou muçulmano', declara autor de ataque na Noruega em vídeo

Gravação foi feita em 2017 e divulgada hoje pela imprensa local

14 out 2021 - 15h22
Compartilhar
Exibir comentários

O autor do ataque a flechas que matou cinco pessoas em Kongsberg, na Noruega, declarou ser "muçulmano" em um vídeo publicado na internet em 2017 e divulgado nesta quinta-feira(14) pela imprensa local.

    "Sou um mensageiro. Vim com um aviso: é isso mesmo o que você quer? E para todos aqueles que querem estar em paz consigo mesmo, a hora chegou. Testifico que sou muçulmano", diz o criminoso na gravação.

    Identificado como Espen Andersen Brathen, de 37 anos, o dinamarquês se converteu ao Islã e chegou a ser monitorado em 2020 por suspeita de radicalização islâmica. No entanto, de acordo com as autoridades norueguesas, não havia alertar sobre ele.

    "No passado, em 2020, nós o havíamos identificado na rede e o estávamos seguindo por medo de radicalização", informou o policial Ole Bredup Saeverud.

    De acordo com o advogado de defesa, Brathen, que foi transferido para a penitenciária de Drammem, a 40 quilômetros de Kongsberg, "está cooperando com a polícia".

    As forças de segurança investigam as motivações do atentado e não descartam que tenha sido um "ato de terrorismo". Até o momento, porém, não está claro o que levou o dinamarquês usar um arco para disparar flechas contra pedestres em diversas zonas do centro da cidade na última quarta-feira (13), deixando cinco mortos e dois feridos.

    Segundo a imprensa norueguesa, Brathen já foi preso várias vezes por crimes que vão desde roubo a tráfico de pequenas quantidades de drogas, passando por ameaças agravadas aos próprios pais.

    "Um cara que nunca sorri, ele só fica olhando para você", disse um amigo de infância do criminoso durante entrevista à TV NRK.

    "É uma pessoa como transtorno mental grave, desde a adolescência", concluiu.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade