PUBLICIDADE

Trump faz apelo de última hora para derrubar Obamacare

24 jul 2017 - 18h24
(atualizado às 18h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, implorou nesta segunda-feira a senadores republicanos para "fazerem a coisa certa" e permitirem o início dos debates sobre um projeto para revogar e substituir o sistema de saúde implementado pelo governo do ex-presidente Barack Obama.

O Senado dos EUA deve decidir em votação na terça-feira se irá começar a debater a reforma da saúde, embora o líder republicano na Casa, Mitch McConnell, não tenha especificado sobre qual versão do projeto de lei os senadores irão trabalhar.

Presidente dos EUA, Donald Trump, faz pronunciamento na Casa Branca sobre Obamacare 24/07/2017 REUTERS/Joshua Roberts
Presidente dos EUA, Donald Trump, faz pronunciamento na Casa Branca sobre Obamacare 24/07/2017 REUTERS/Joshua Roberts
Foto: Reuters

"A todos os membros do Senado eu digo isto: o povo americano esperou o suficiente. Houve conversa suficiente, e nenhuma ação. Agora é hora da ação", disse Trump nesta segunda-feira na Casa Branca.

De pé em um palanque ao lado de famílias que disse terem sido prejudicadas pelo chamado Obamacare, um dos marcos do governo Obama, Trump disse: "Qualquer senador que votar contra começar os debates está dizendo à América que vocês estão bem com o pesadelo Obamacare".

"Ainda há tempo para fazer a coisa certa", acrescentou.

Os republicanos têm sofrido intensa pressão política para cumprir as longas promessas de campanha de acabar com a lei de saúde de 2010, que veem como uma intromissão do governo no mercado de assistência médica.

Mas o partido está profundamente dividido entre moderados, preocupados que o projeto de lei do Senado irá acabar com planos de saúde para milhões de norte-americanos de baixa renda, e conservadores, que querem ver cortes ainda mais profundos no Obamacare.

Republicanos do Senado não conseguiram chegar a um consenso sobre uma abordagem para a reforma da saúde, com McConnell fracassando em assegurar votos suficientes para revogar ou substituir o Obamacare.

Os republicanos têm uma maioria de 52 a 48 assentos sobre os democratas no Senado, que possui 100 membros. Com democratas unidos em oposição à reforma, McConnell pode perder somente dois votos republicanos.

Um assessor republicano do Senado disse nesta segunda-feira que o Senado irá votar nesta semana sobre se irá iniciar debates sobre o projeto de lei de saúde aprovado em maio pela Câmara dos Deputados. Caso a votação tenha sucesso, o projeto de lei da Câmara então será aberto a reformas no plenário do Senado.

Caso o Senado aprove o início dos debates sobre o projeto de lei de assistência médica, McConnell irá determinar quais propostas possuem maior apoio republicano e avançar para uma votação, disseram republicanos.

Republicanos sofrem revés após fracasso na reforma da saúde:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade