PUBLICIDADE

Estados Unidos

Trump assina ordem que protege EUA de entrada de terroristas

27 jan 2017 - 20h52
(atualizado em 28/1/2017 às 11h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aproveitou uma visita ao Pentágono nesta sexta-feira para assinar uma ordem executiva sobre medidas de escrutínio de pessoas que entram no país para proteger o território norte-americano da "entrada de terroristas estrangeiros".

O republicano afirmou que o objetivo da proposta é "manter os terroristas islâmicos radicais longe do país" para garantir que "não se admita dentro dos EUA a mesma ameaça contra a qual nossos soldados luta no exterior".

Donald Trump
Donald Trump
Foto: Getty Images / PureBreak

"Vou estabelecer novas medidas de escrutínio para manter os terroristas islâmicos radicais fora dos EUA. Não os queremos aqui. Só queremos admitir em nosso país pessoas que nos apoiam e amam profundamente nosso povo. Nunca vamos esquecer as lições de 11/09", disse Trump, citando os atentados contra o World Trade Center.

Em um primeiro momento, a equipe de Trump não revelou o conteúdo da ordem executiva, mas a imprensa local tinha antecipado que ele inclui a suspensão da entrada de todos os refugiados no país por 120 dias e a de refugiados sírios indefinidamente.

Além disso, o projeto suspende a emissão de vistos para pessoas procedentes de Irã, Síria, Iraque, Somália, Sudão, Iêmen e Líbia até que sejam estabelecidas medidas de "escrutínio extremo" para evitar a entrada de terroristas desses países, todas de maioria muçulmana.

Segundo as informações antecipadas, o governo de Trump reserva uma exceção para "minorias religiosas", com o objetivo de receber cristãos perseguidos em países de maioria muçulmana afetados pelo terrorismo e guerra civil.

Veja também

A Primeira Entrevista de Donald Trump Como Presidente:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade