Surto de salmonela mata 8 e contamina 575 nos EUA
O Departamento de Agricultura dos EUA enviou pasta de amendoim e outros alimentos com suspeita de contaminação para escolas de pelo menos três Estados que têm contrato com uma companhia que foi acusada de causar um surto nacional de salmonela. Pelo menos 575 pessoas de 43 Estados ficaram doentes e oito morreram, informou a AP nesta sexta-feira.
O governo suspendeu todos os negócios com a empresa da Georgia, enquanto autoridades tentam adotar medidas para conter o surto. Este é um dos maiores recalls feito nos EUA, com mais de 1,3 mil produtos suspeitos de causar a contaminação.
Os alimentos da empresa abasteceram estoques de escolas e faziam parte de um programa de merenda gratuita na Califórnia, Minnesota e Idaho em 2007. No entanto, nenhum desses Estados registrou qualquer doença com os estudantes que ingeriram os produtos.
O porta-voz do Departamento de Agrucultura disse que não houve carregamentos potencialmente contaminados da companhia enviados às escolas no último ano. Não está claro se o alimento sob suspeita continua nos depósitos das escolas.