PUBLICIDADE

Estados Unidos

Soldado que vazou arquivos para o WikiLeaks pega 35 anos de prisão

Bradley Manning foi condenado em julho por 20 acusações, incluindo espionagem e roubo; ele foi absolvido da acusação de "ajudar o inimigo"

21 ago 2013 - 11h23
(atualizado em 4/12/2013 às 15h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Bradley Manning, 25 anos, é levado até a corte para ouvir sua sentença
Bradley Manning, 25 anos, é levado até a corte para ouvir sua sentença
Foto: AP

O soldado americano Bradley Manning foi condenado nesta quarta-feira em uma corte militar a 35 anos de prisão e foi expulso do exército com desonra em função do vazamento de mais 700 mil documentos secretos para o Wikileaks. Manning podia ser condenado a um máximo de 90 anos após ser considerado culpado no final de julho de vários crimes de espionagem, roubo de informação governamental e abuso de sua posição de analista no Iraque, embora tenha sido absolvido da acusação mais série, de ajuda ao inimigo.

A juíza militar do caso, a coronel Denise Lind, leu a sentença em pouco menos de dois minutos e Manning não mostrou reação visível diante da condenação, que será reduzida em 1.294 dias em função do tempo que o ex-soldado permaneceu preso desde sua detenção em maio de 2010 no Iraque e do tratamento abusivo que recebeu em quase nove meses de reclusão em Quantico (Virgínia). Além disso, Lind ordenou que Manning seja expulso com desonra das forças armadas por seus delitos. O caso passará agora para um tribunal de apelações do Exército.

A promotoria, que representa o governo americano, pediu nesta semana que Manning ficasse pelo menos 60 anos em uma prisão militar, enquanto a defesa considerava que sua pena não deveria exceder 25 anos, tempo necessário para que os documentos que divulgos não sejam mais considerados confidenciais. Previsivelmente, o soldado, que durante o julgamento admitiu a maioria das acusações e pediu perdão e uma segunda oportunidade, deverá cumprir um terço da pena antes de poder pedir liberdade condicional.

Cartaz de defensor de Bradley Manning em frente a Fort Mead, onde o soldado ouviu nesta quarta-feira sua sentença
Cartaz de defensor de Bradley Manning em frente a Fort Mead, onde o soldado ouviu nesta quarta-feira sua sentença
Foto: AFP

Os advogados do Wikileaks consideram que o julgamento de Manning poderá servir como base para um eventual processo contra o fundador do portal, Julian Assange, por revelação de segredos governamentais. Assange foi apresentado pela acusação como cúmplice no vazamento das informações.

Os arquivos das guerras

A leitura da sentença põe fim a quase três meses de julgamento militar e quase ano e meio de preparação de um complexo processo. De seu posto de analista de inteligência no Iraque, que ocupou durante pouco mais de meio ano, Manning recopilou e enviou a Wikileaks quase meio milhão de documentos sobre as guerras neste país e no Afeganistão, mais de 250 mil mensagens diplomáticas e o vídeo "Colateral Murder".

As centenas de milhares de documentos obtidos por Manning quando de sua atuação na inteligência militar americana constituem este que considerado um dos maiores, se não o maior, vazementos de dados secretos da história dos Estados Unidos. Uma vez de posse do grupo de Assange, os arquivos foram divulgados com a ajuda da imprensa internacional para disseminar informações detalhadas de operações militates e vítimas de combate nas duas maiores empreitadas bélicas americanas deste início de século.

Os dois vazamentos ficaram conhecidos como os Iraqi War Logs e os Afghan War Logs (Arquivos da Guerra do Iraque, iniciada em 2003, e da Guerra do Afeganistão, iniciada em 2001).

Foto de dezembro de 2001 mostram ação das tropas americanas e afegãs contra o Talibã no Afegnistão
Foto de dezembro de 2001 mostram ação das tropas americanas e afegãs contra o Talibã no Afegnistão
Foto: AFP

Com informações das agências internacionais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade