PUBLICIDADE

Estados Unidos

Snowden afirma ter feito pedido formal de asilo ao Brasil

1 jun 2014 - 23h16
(atualizado em 2/6/2014 às 12h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-agente da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden afirmou que fez um pedido formal de asilo ao governo brasileiro. O Ministério das Relações Exteriores divulgou, em 2013, que o ex-agente não havia feito o pedido. "Isso é novidade para mim", disse Snowden ao ser questionado sobre o posicionamento do governo. A afirmação foi dada em entrevista concedida ao programa Fantástico.

<p>O ex-agente da NSA, Edward Snowden </p>
O ex-agente da NSA, Edward Snowden
Foto: AP

Ele comentou ainda sobre a Rússia, país em que está asilado há 10 meses. "A Rússia não é um país perfeito e discordo fortemente de muitas coisas, principalmente como eles monitoram a internet e censuram a imprensa. Mas é melhor que a prisão", disse o ex-agente. Snowden foi acusado nos EUA de espionagem e roubo. "Adoraria ter um julgamento justo (nos EUA), mas não há um julgamento justo esperando por mim", afirmou, comentando as acusações. "Você não pode ser traidor a menos que sua lealdade seja transferida para um inimigo de Estado. Mesmo hoje eu estou trabalhando para o governo americano", disse, respondendo àqueles que o chamam de traidor.

Segundo o ex-agente, os EUA armazenam os dados de tudo o que foi escrito ou falado em países como México e Bahamas e podem recuperar essas informações a qualquer momento. Para Swonden, há um dilema nesse monitoramento. "Não é sobre privacidade, é liberdade. O equlíbrio entre os direitos individuais e o direito que o governo tem de coletar informações. Se vigiarmos cada homem, mulher e criança, da hora em que nascem até a hora em que morrem, podemos dizer que são livres?"

Comentando como um agente do segundo escalão da NSA conseguiu acesso a informações de tamanha importância, ele garantiu, "é um erro de informação propagada nos EUA e no mundo todo que eu era um empregado de baixo escalão. Na verdade eu tinha um cargo alto", e citou "eu era especialista em cibersegurança. Ensinava os agentes da CIA e da NSA exatamente como se proteger desse tipo de coisa (interceptações de informações)."

Brasil

Snowden negou que tenha oferecido disponibilizar documentos secretos ao governo brasileiro em troca de asilo. Perguntado se gostaria de morar no Brasil, "eu adoraria morar no Brasil". Relatou ainda que o pedido de asilo ao governo brasileiro foi feito quando estava no aeroporto de Moscou, e seu passaporte foi cancelado pelos EUA. "Pedi asilo a vários países, e o Brasil foi um deles. Um pedido formal."

Apesar do conflito de versões com o governo brasileiro, ele elogiou a postura da presidente Dilma Rousseff frente às revelações de espionagem do governo norte-americano da Petrobras e das próprias comunicações presidenciais. "Ela foi o primeiro presidente a tomar a liderança e dizer: temos o direito de falar, de nos comunicar sem sermos espionados. Esses não são direitos de um país, são direitos humanos."

Em 2013, o ex-analista americano da Agência de Segurança Nacional (NSA), Edward Snowden, fez um vazamento de documentos altamente secretos de programas de vigilância dos EUA que abalaram a NSA e levaram o presidente Barack Obama a promover reformas.

Com o vazamento, Snowden revelou a espionagem em massa da Agência de Segurança Nacional. Ele está em asilo na Rússia desde então. O ex-NSA sofreu acusações de ser um “traidor” e “inimigo do Estado americano”. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade