PUBLICIDADE

Estados Unidos

Snowden diz não ter "relacionamento" com governo russo

O ex-funcionário da NSA está asilado na Rússia há quase um ano e disse não ter entregue documentos a Moscou

29 mai 2014 - 08h05
Compartilhar
Exibir comentários
Snowden falou ao canal NBC e disse não ser um "espião"
Snowden falou ao canal NBC e disse não ser um "espião"
Foto: Twitter

O ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, disse em entrevista a uma TV norte-americana nesta quarta-feira que não está sob o controle do governo russo e que não entregou nenhum documento de inteligência a Moscou, depois de quase um ano de asilo no país.

"Eu não tenho nenhum relacionamento com o governo russo", disse Snowden em uma entrevista à TV NBC dos EUA. "Não sou bancado pelo governo russo. Não estou pegando dinheiro do governo russo. Não sou espião", declarou.

Porém, atuais e antigos altos funcionários do setor de inteligência dos EUA dizem ser improvável que os serviços secretos russos não tenham pressionado Snowden em busca de segredos. 

<p>Edward Snowden fez um vazamento de documentos altamente secretos de programas de vigil&acirc;ncia dos EUA que abalaram a NSA e levaram o presidente Barack Obama a promover reformas</p>
Edward Snowden fez um vazamento de documentos altamente secretos de programas de vigilância dos EUA que abalaram a NSA e levaram o presidente Barack Obama a promover reformas
Foto: AP

Os comentários de Snowden ao canal americano nesta semana foram os mais extensos que fez até hoje sobre o governo russo. O ex-NSA ainda disse querer retornar aos Estados Unidos e afirma ter destruído materiais sigilosos antes de seguir para o aeroporto de Moscou, de onde não pôde seguir adiante.

Edward Snowden fez um vazamento de documentos altamente secretos de programas de vigilância dos EUA que abalaram a NSA e levaram o presidente Barack Obama a promover reformas. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade