PUBLICIDADE

Estados Unidos

Snowden vira personagem de HQ nos Estados Unidos

Ex-analista da NSA será o protagonista de uma revista que será publicada na versão impressa e online

19 mai 2014 - 17h46
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Em história em quadrinhos, Snowden será o personagem principal</p>
Em história em quadrinhos, Snowden será o personagem principal
Foto: Bluewater Productions / Reprodução

Edward Snowden, o ex-analista externo da Agência da Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) que revelou a informação sobre a espionagem em massa dessa agência, se transformou no protagonista de uma história em quadrinhos.

Escrita por Valerie D'Orazio e com desenhos de Dan Lauer, com um roteiro de caráter biográfico, a revista será publicada na próxima quarta-feira, 21, tanto em papel como em formato digital, segundo anunciou nesta segunda-feira em comunicado a editora Bluewater Productions, responsável pela sua publicação.

A história em quadrinhos tenta mostrar a pessoa que se esconde por trás das manchetes e indaga os motivos que levaram o ex-analista a realizar um dos maiores vazamentos de informação confidencial da história dos Estados Unidos, segundo anunciou a editora.

D'Orazio, autora do texto da história em quadrinhos, declarou no comunicado que seu trabalho "proporciona um olhar a uma vertente de Edward Snowden que o público nunca viu realmente antes".

No ano passado, Snowden revelou ao jornalista Glenn Greenwald, então no jornal "The Guardian", e a Barton Gellman, do "The Washington Post", dados sobre a rede de espionagem eletrônica e telefônica da NSA nos Estados Unidos e no exterior, que lhes valeram o Prêmio Pulitzer há algumas semanas.

As informações publicadas pelos jornais provocaram uma onda de críticas no mundo todo e levaram o presidente americano, Barack Obama, a reformar as normas relativas ao poder de armazenamento de dados da NSA e a fortalecer o controle judicial.

Snowden, asilado em Moscou, assegurou que dispõe de muitos mais detalhes sobre a espionagem da NSA, além dos já conhecidos, como a ingente quantidade de dados de internet que a agência recopila no mundo todo ou como espionava líderes estrangeiros.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade