PUBLICIDADE

Estados Unidos

Pesquisa indica que Obama seria reeleito com facilidade na Europa

12 set 2012 - 13h00
(atualizado às 14h39)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mantém sua popularidade em alta na Europa, onde seria reeleito com facilidade contra o republicano Mitt Romney, desconhecido no Velho Continente, revelou uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

No levantamento hipotético, Obama seria eleito com 75% dos votos europeus
No levantamento hipotético, Obama seria eleito com 75% dos votos europeus
Foto: AP

Se a população da União Europeia pudesse participar das eleições presidenciais dos Estados Unidos de 6 de novembro, 75% votaria em Obama, contra 8% que optaria pelo seu adversário republicano, segundo a sondagem "Tendências transatlânticas 2012".

A pesquisa, realizada em junho com cerca de 15 mil pessoas em 13 países europeus (Alemanha, França, Itália, Holanda, Polônia, Reino Unido, Portugal, Eslováquia, Espanha, Bulgária, Romênia, Suécia), na Turquia, nos Estados Unidos e na Rússia, revelou que 82% dos europeus têm uma opinião favorável em relação ao presidente democrata.

O índice de aprovação de sua política externa, que, no entanto, caiu desde a sua eleição para a Casa Branca, passou de 83% em 2009 para 71% na pesquisa divulgada nesta quarta. Consultados sobre o adversário Mitt Romney, 38% dos europeus responderam que não o conhecem ou não manifestaram opinião sobre ele, enquanto 39% disseram se manifestaram contra ele.

Esta pesquisa anual realizada pela Fundação German Marshall (GMF), uma instituição americana de promoção das relações transatlânticas, revelou também a persistência de fortes laços entre os Estados Unidos e a Europa. Ela indica que 61% dos europeus consultados consideram os Estados Unidos mais importantes do que a Ásia para seus próprios países, e 55% dos americanos pensam o mesmo da Europa.

Na Rússia - país incluído pela primeira vez na pesquisa - 50% das pessoas consultadas declararam que têm uma opinião favorável em relação aos Estados Unidos e 64% disseram ter uma boa imagem da União Europeia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade