PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama se prepara para retirar todos os soldados do Afeganistão em 2014

O país tem atualmente 33.600 soldados no Afeganistão e estão retirando as tropas como parte da promessa de Obama de encerrar uma operação de 12 anos no país

25 fev 2014 - 18h58
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ao Pentágono que se prepare para a possibilidade de que nenhum soldado dos EUA permaneça no Afeganistão, já que o presidente afegão, Hamid Karzai, se recusa a assinar um acordo conjunto de segurança.

Obama sorri durante evento na Casa Branca
Obama sorri durante evento na Casa Branca
Foto: Reuters

Os EUA dizem que depois da retirada oficial de suas tropas do Afeganistão, até o fim deste ano, poderiam deixar um contingente de cerca de 8 mil soldados para operações de contraterrorismo em alvos da Al Qaeda e treinamento de forças afegãs.

Mas a recusa de Karzai em assinar um acordo de segurança vem frustrando a Casa Branca, que foi forçada a abandonar uma exigência anterior de que ele firmasse o acordo dentro de semanas, e não meses.

"Especificamente, o presidente Obama pediu ao Pentágono que se certifique de ter planos adequados para promover uma retirada ordeira até o final do ano, para o caso de os Estados Unidos não manterem nenhum soldado no Afeganistão depois de 2014", disse a Casa Branca em um comunicado nesta terça-feira.

Obama afirmou a Karzai em uma conversa por telefone nesta terça que ele deu a ordem ao Pentágono, informou a Casa Branca. O telefonema de Obama a Karzai foi a primeira conversa substancial entre s dois líderes desde junho.

Firmando uma nova posição, o comunicado da Casa Branca diz: "Nós deixaremos aberta a possibilidade de concluir um acordo bilateral de segurança (BSA, na sigla em inglês) até o fim deste ano. No entanto, quanto mais tempo passar sem um BSA, mais difícil será planejar e executar qualquer missão dos EUA".

E quanto mais tempo os dois países seguirem sem um acordo de segurança "o mais provável será que qualquer missão dos EUA depois de 2014 seja menor em escala e ambição", diz o comunicado.

Os EUA têm atualmente 33.600 soldados no Afeganistão e estão retirando as tropas como parte da promessa de Obama de encerrar uma operação de 12 anos no país, iniciada depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade