Obama receberá primeiro-ministro da Dinamarca na Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá na próxima segunda-feira na Casa Branca o primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Løkke Rasmussen, com quem conversará sobre os desafios globais comuns que afrontam os dois países.
Dentre os assuntos está a luta antiterrorista, a situação no Oriente Médio e as políticas econômicas e ambientais, informou nesta quarta-feira a Casa Branca.
Obama e o primeiro-ministro dinamarquês também avaliarão a situação no Afeganistão, em um momento em que os Estados Unidos preparam-se para retirar em julho gradualmente as unidades com o objetivo de deixarem a segurança do país nas mãos das Forças afegãs.
A meta é concluir a transição em 2014, enquanto o novo representante especial terá o apoio civil do Governo.
A Dinamarca participa da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) sob comando da Otan com um contingente de 700 soldados, além de equipes de especialistas que treinam o Exército e a Polícia na província afegã de Helmand.
No dia 22 de fevereiro, o Governo liberal-conservador dinamarquês anunciou que a Dinamarca começará a retirar suas tropas do Afeganistão este ano e que abandonará o país centro-asiático no final de 2014, após alcançar um acordo com parte da oposição.
Concretamente, a Dinamarca reduzirá seu contingente neste ano para cerca de 30 soldados, e em outros 70 no primeiro semestre de 2012.
Além disso, está previsto que os ajustes e reduções das tropas para 2013 e 2014 sejam negociados em um novo acordo no final de 2012.