PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama e parentes de vítimas relembram atentados de 11/09

Além do ritual realizado todos os anos com o anúncio dos nomes das vítimas, outras homenagens são realizadas nos EUA em celebração a 13 anos do atentado

11 set 2014 - 10h30
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<p><span style="font-size: 15.1999998092651px;">Em uma celebração que se tornou um ritual anual, os nomes da vítimas serão lidos em voz alta na cerimônia em Nova York</span></p>
Em uma celebração que se tornou um ritual anual, os nomes da vítimas serão lidos em voz alta na cerimônia em Nova York
Foto: Charles Dharapak / AP

Políticos, dignitários e parentes de vítimas se reúnem em Nova York, Washington e Pensilvânia nesta quinta-feira para homenagear as quase 3 mil pessoas mortas durante um ataque da Al Qaeda contra os Estados Unidos há 13 anos, em 11 de Setembro.

Em celebração que já se tornou ritual anual, os nomes da vítimas serão lidos em voz alta em Nova York, pontuados por momentos de silêncio para marcar as vezes em que cada um dos aviões sequestrados colidiram contra as torres gêmeas do World Trade Center.

O presidente Barack Obama deve falar no Pentágono durante uma cerimônia privada para parentes mortos no ataque ao Departamento de Defesa dos EUA.

Em Nova York, esta é a primeira solenidade desde a abertura do museu Memorial Nacional 11 de Setembro. A área, que esteve em obras por mais de uma década, agora está reconectada às ruas do entorno. 

"Pela primeira vez nesta ano, porque o museu abriu em maio, membros das famílias poderão visitar o museu como parte da celebração”, disse Michael Frazier, um porta-voz do memorial.

Embora a reconstrução tenha sido afetada por atrasos, dois dos novos arranha-céus construídos ao redor do local do colapso das torres estão abertos, ao passo que o 1 World Trade Center, o arranha-céu mais alto do hemisfério ocidental, deve abrir apenas no fim do ano.

Apesar do tempo que já se passou desde o ataque, a ameaça externa contra o país ainda assombra. Os EUA e seus aliados veem o Estado Islâmico, um grupo que começou como uma célula separatista da al Qaeda, como um crescente perigo. Na quarta-feira Obama detalhou planos para atacar o grupo, que tomou grandes faixas de território no Iraque e na Síria e divulgou vídeos de decapitações de dois reféns norte-americanos.

Foto: Reuters

(Foto: Reuters/Gary Cameron)

Foto:

(Foto: Reuters/Kevin Lamarque)

Tribute in Light

O "Tribute in Light" ilumina o céu na área de Wall Street, em Lower Manhattan, Nova York. A imagem mostra as luzes que relembram as duas Torres Gêmeas na noite desta quarta-feira, véspera do aniversário do atentado que completa 13 anos.  A homenagem, uma instalação da Sociedade de Arte Municipal, é composto por 88 holofotes colocados ao lado do local do World Trade Center. 

Foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP

Foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP

(Fotos: AFP/Timothy Clary)

Bandeiras 

Mulhares de bandeiras dos Estados Unidos foram erguidas para honrar cada vítima do 11 de setembro de 2001 na costa do estado da Califórnia. 

Foto: Mark RALSTON / AFP

(Foto: AFP/Mark Ralston)

Foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP
(Foto: AFP/Timothy Clary)

9/11 Tribute Center and Tours

O 9/11 Tribute Center é um lugar pequeno, muito diferente do Museu Memorial. Lá, as paredes estão cobertas de fotos das vítimas. Os turistas podem visitar o local e ainda ser guiado por pessoas envolvidas no atentado. 

Foto: Getty Images
(Foto: Getty Images)

9//11 Memorial

O Museu Memorial fica na área onde se encontravam as Torres Gêmeas. Os nomes das vítimas foram gravados próximos de quedas e espelhos d'água e recebem, nesta data, flores e bandeirinhas americanas deixadas por parentes, amigos e turistas. A tragédia pode também ser relembrada no 9/11 Memorial Museum.

Foto: John Moore / Getty Images
(Foto: Getty Images/John Moore)

Foto: Spencer Platt / Getty Images
(Foto: Getty Images/Spencer Platt)

Foto: Facebook/Memorial Museum / Reprodução
(Foto: Reprodução/Facebook/Memorial Museum 11/9)

Foto: Facebook/Memorial Museum / Reprodução
(Foto: Reprodução/Facebook/Memorial Museum 11/9)

Foto: Reuters

(Foto: Reuters/Andrew Burton)

Foto: Reuters

(Foto: Reuters/Andrew Burton)

Foto: Reuters

(Foto: Reuters/Andrew Burton)

Foto: Reuters
(Foto: Reuters/ Andrew Burton)

Foto: Reuters

(Foto: Reuters/ Eduardo Munoz)

Com informações da Reuters, AFP, AP e Getty.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade