PUBLICIDADE

Estados Unidos

NY: corredores vão para local da largada e fazem "maratona social"

4 nov 2012 - 22h04
(atualizado em 5/11/2012 às 09h57)
Compartilhar
Allan Brito
Direto de Nova York

Ao longos dos últimos 40 anos, a ponte Verrazano se tornou um grande símbolo para o atletismo. É de lá que costumam largar mais de 40.000 corredores para a Maratona de Nova York. Neste ano, porém, a corrida foi cancelada por causa do furacão Sandy, o que gerou um novo movimento na ponte: milhares de atletas atravessaram a ponte e foram para Staten Island, o local mais destruído da cidade atualmente. Eles estão trabalhando como voluntários e fazendo uma verdadeira "maratona social" para ajudar quem precisa.

O essencial sobre a passagem de Sandy pelos EUA

Confira 12 fatos sobre a passagem do furacão Sandy pelos EUA
30/10 Sandy deixa rastro de destruição, mortes e escuridão nos EUA
29/10 Obama convoca reunião de crise: "prioridade é salvar vidas"
28/10 EUA: Sandy afetará 50 milhões

Muitos voluntários usam camisa laranja que seria usada na Maratona de Nova York
Muitos voluntários usam camisa laranja que seria usada na Maratona de Nova York
Foto: Daniel Ramalho / Terra

.

Bloomberg: vamos nos sair bem
27/10Sandy recupera força de furacão e ameaça os Estados Unidos

Confira o material especial
Confira a trajetória do Sandy, dia a dia
Veja fotos da passagem do Sandy pelos EUA e da evolução do furacão

Também confira imagens de Nova York às escuras e de repórteres enfrentando o fenômeno

Você sabe como é escolhido o nome de um furacão?
Saiba quais foram os furacões mais devastadores desde 2000

Não é difícil encontrar os corredores pelas ruas de Staten Island: a maioria está com a camiseta laranja que seria usada na Maratona de Nova York. Vestidos assim, eles se encarregam de transportar rapidamente diversos objetos que estão em centros de doação espalhados pela cidade. São roupas, brinquedos, produtos de limpeza e até comida.

Ao contrário de vários turistas, que reclamaram bastante do cancelamento da corrida, os voluntários pouco se importaram com isso. Jon Bennilon, líder de um grupo com mais de 100 atletas, até entende as críticas, mas mantém o foco em ajudar as vítimas: "Foi uma decisão atrasada, mas era necessário fazer isso. Olhe para isso, não dá para fazer uma corrida com tudo isso aqui", apontou ele em direção ao local onde os moradores desabrigados iam em busca de roupas e comidas.

Já o treinador Dale Pine foi ainda mais contundente: "não é importante concordar ou não (com o cancelamento). Temos que ajudar e é isso que faremos", disse o líder do grupo Team One Spirit, antes de sair correndo com pressa para levar mais doações para casas destruídas pelo furacão. O grupo dele também está reunindo doações em dinheiro, com a meta de atingir US$ 18.000 (R$ 36.000)para as vítimas de Staten Island.

Velozes e bem preparados, os voluntários-atletas chegam e saem rapidamente dos centros de distribução. Eles estão aproveitando o condicionamento físico que treinaram por meses para obter. "Estamos fazendo um tipo de treino aqui. É um treino espiritual", comparou Jon, que estava em Midland Beach, onde está um dos principais centros de apoio à população local.

Já Jane Printsze saiu de Manhattan, área de Nova York que está em ordem após o furacão, para recolher lixo espalhado por causa do Sandy. "Eu vi no Facebook da NYRR (New York Road Runners, organizadora da maratona) que eles precisavam de voluntários e pensei 'em vez de correr, por que não ajudar?' Então vim", contou ela, com a mesma disposição de quem corre 42 km para completar uma maratona.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade