PUBLICIDADE

Estados Unidos

NSA nega Snowden e diz que não coleta fotos de americanos

Negando uma informação divulgada pelo jornal The New York Times e por Snowden, a agência afirmou que não investiga o cidadão americano por meio de imagens

3 jun 2014 - 18h25
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Jornal NYT, citando documentos obtidos por Edward Snowden (foto), relatou que a NSA est&aacute; usando um programa de reconhecimento facial para analisar imagens de pessoas interceptadas atrav&eacute;s de suas opera&ccedil;&otilde;es de vigil&acirc;ncia global</p>
Jornal NYT, citando documentos obtidos por Edward Snowden (foto), relatou que a NSA está usando um programa de reconhecimento facial para analisar imagens de pessoas interceptadas através de suas operações de vigilância global
Foto: AP

A Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos não está coletando rotineiramente imagens visuais de pessoas no país ou pesquisando fotos tiradas de carteiras de motorista, disse nesta terça-feira o almirante de quatro estrelas da Marinha Mike Rogers, que controla a agência de espionagem.

Rogers, que também chefia o Ciber Comando dos EUA, reconheceu que a agência usou a tecnologia de reconhecimento facial, mas afirmou que o objetivo é aprofundar o seu conhecimento de alvos de inteligência estrangeiros e de contraterrorismo, sem entrar em detalhes.

Entretanto, Rogers insistiu que a NSA não está coletando tais imagens de cidadãos norte-americanos, a menos que estejam ligados a uma investigação de um cidadão estrangeiro, e mesmo assim só depois de tomar as medidas legais apropriadas.

“Não fazemos isso de forma unilateral contra cidadãos dos Estados Unidos”, disse ele em uma conferência realizada pela Bloomberg. "Não decidimos simplesmente ‘Ah, hoje vamos atrás do Cidadão X, Y ou Z’. Não fazemos isso. Não podemos fazer isso legalmente”.

O jornal The New York Times, citando documentos que obteve do ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden, relatou no domingo que a agência está usando um programa de reconhecimento facial para analisar imagens de pessoas interceptadas através de suas operações de vigilância global.

O jornal disse que os documentos mostraram que a NSA interceptou milhões de imagens por dia, incluindo cerca de 55 mil “imagens com qualidade para reconhecimento facial”.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade