Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Menino de 5 anos volta para casa após ser detido pelo ICE, nos EUA

Liam Conejo Ramos foi detido no Texas junto com o pai

1 fev 2026 - 15h35
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Menino de 5 anos e seu pai foram libertados após detenção pelo ICE nos EUA, gerando críticas à atuação do órgão e comoção internacional.
Garoto de 5 anos volta para casa
Garoto de 5 anos volta para casa
Foto: Reprodução/X

O menino Liam Conejo Ramos, de 5 anos, e seu pai, Adrián Conejo Arias, voltaram para a casa em Minnesota, nos Estados Unidos. Eles foram presos por agentes do ICE em 20 de janeiro enquanto iam para a escola do garoto e ficaram detidos até o sábado, 31, em Dilley, no Texas.

Por meio do X - antigo Twitter -, o deputado democrata Joaquín Castro afirmou que foi ao centro de detenção para encontrar com pai e filho e os acompanhou em um voo até a cidade onde vivem. 

“Liam já está em casa. Com seu chapéu e sua mochila. Agradecemos a todos que exigiram a libertação de Liam. Não vamos parar até que todas as crianças e famílias estejam em casa”, escreveu.

Na decisão que determinou a libertação de Liam e Adrián, o juiz distrital Fred Biery criticou a maneira com que o ICE tem atuado contra menores de idade: “O caso tem sua origem na busca mal concebida e implementada de forma incompetente pelo governo por metas diárias de deportação, aparentemente mesmo que isso exija traumatizar crianças”.

O caso ocorreu na última terça-feira, 20, quando Liam e o pai, Adrian Alexander Conejo Arias, retornavam da escola. De acordo com uma testemunha, uma pessoa que estava dentro da casa da família gritava para que a criança fosse deixada no local. Ainda assim, ambos foram levados para um centro de detenção no Texas.

A imagem do menino ao lado de agentes de imigração comoveu o mundo. Em nota, a porta-voz do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, negou as acusações de que a criança teria sido perseguida e afirmou que a mãe de Liam recusou as tentativas dos agentes de assumir sua custódia. Segundo ela, o pai concordou em mantê-lo sob seus cuidados.

De acordo com a administração escolar do distrito de Columbia Heights, em Minneapolis, ao menos quatro crianças foram detidas por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega) ao longo do mês.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade