Menino de 5 anos volta para casa após ser detido pelo ICE, nos EUA
Liam Conejo Ramos foi detido no Texas junto com o pai
Menino de 5 anos e seu pai foram libertados após detenção pelo ICE nos EUA, gerando críticas à atuação do órgão e comoção internacional.
O menino Liam Conejo Ramos, de 5 anos, e seu pai, Adrián Conejo Arias, voltaram para a casa em Minnesota, nos Estados Unidos. Eles foram presos por agentes do ICE em 20 de janeiro enquanto iam para a escola do garoto e ficaram detidos até o sábado, 31, em Dilley, no Texas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Por meio do X - antigo Twitter -, o deputado democrata Joaquín Castro afirmou que foi ao centro de detenção para encontrar com pai e filho e os acompanhou em um voo até a cidade onde vivem.
“Liam já está em casa. Com seu chapéu e sua mochila. Agradecemos a todos que exigiram a libertação de Liam. Não vamos parar até que todas as crianças e famílias estejam em casa”, escreveu.
Yesterday, five-year-old Liam and his dad Adrian were released from Dilley detention center. I picked them up last night and escorted them back to Minnesota this morning.
Liam is now home. With his hat and his backpack.
Thank you to everyone who demanded freedom for Liam. We… pic.twitter.com/XmUvXEthma
— Joaquin Castro (@JoaquinCastrotx) February 1, 2026
Na decisão que determinou a libertação de Liam e Adrián, o juiz distrital Fred Biery criticou a maneira com que o ICE tem atuado contra menores de idade: “O caso tem sua origem na busca mal concebida e implementada de forma incompetente pelo governo por metas diárias de deportação, aparentemente mesmo que isso exija traumatizar crianças”.
O caso ocorreu na última terça-feira, 20, quando Liam e o pai, Adrian Alexander Conejo Arias, retornavam da escola. De acordo com uma testemunha, uma pessoa que estava dentro da casa da família gritava para que a criança fosse deixada no local. Ainda assim, ambos foram levados para um centro de detenção no Texas.
A imagem do menino ao lado de agentes de imigração comoveu o mundo. Em nota, a porta-voz do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, negou as acusações de que a criança teria sido perseguida e afirmou que a mãe de Liam recusou as tentativas dos agentes de assumir sua custódia. Segundo ela, o pai concordou em mantê-lo sob seus cuidados.
De acordo com a administração escolar do distrito de Columbia Heights, em Minneapolis, ao menos quatro crianças foram detidas por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega) ao longo do mês.