PUBLICIDADE

Estados Unidos

Manifestantes pró-Trump se reúnem para protesto no Capitólio

18 set 2021 - 12h47
(atualizado às 13h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Centenas de policiais patrulhavam os arredores do Capitólio dos Estados Unidos neste sábado, em antecipação a uma manifestação de apoiadores das pessoas que invadiram o prédio em 6 de janeiro em uma tentativa de reverter a derrota eleitoral do então presidente Donald Trump.

Foto: Elizabeth Frantz / Reuters

Uma cerca preta de 2,5 metros de altura que foi mantida em volta do prédio por cerca de seis meses após o ataque está de volta, 100 membros das tropas da Guarda Nacional estão de prontidão e autoridades de segurança estão realizando checagens adicionais aos que chegam ao aeroporto mais próximo de Washington, em uma tentativa de evitar a violência.

Horas antes de a manifestação começar, policiais do Capitólio, com capacetes e armados com bastões e pistolas, assumiram posição no lado de fora da cerca. Ônibus municipais trazendo policiais ao local congestionaram as ruas próximas. Caminhões bloquearam pontos de acesso à região entre o prédio do Capitólio e a Union Station.

"Em 6 de janeiro, sabíamos que algo estava acontecendo, mas ninguém esperava o que aconteceu. Desta vez estamos esperando o pior", afirmou um policial na ativa perto do Capitólio, que falou sob condição de anonimato.

Os manifestantes eram escassos no começo do dia. Ao contrário de 6 de janeiro, quando o Congresso estava em sessão para certificar a eleição do democrata Joe Biden, o Capitólio estava praticamente vazio neste sábado, com a maioria dos seus membros fora da cidade.

Organizadores da manifestação "Justiça por J6" afirmaram esperar um evento pacífico, mas o chefe da polícia do Capitólio, J. Thomas Manger, disse a repórteres na sexta-feira que havia ameaças de violência relacionadas ao protesto, no qual a polícia trabalharia para evitar conflitos entre apoiadores e adversários de Trump.

Foto: Jonathan Ernst / Reuters

Mais de 600 pessoas foram indiciadas por terem participado da violência de 6 de janeiro, que aconteceu após um discurso de Trump em uma manifestação próxima que reiterou alegações falsas de que sua derrota eleitoral era resultado de fraude generalizada. Essas acusações foram rejeitadas por múltiplos tribunais, autoridades eleitorais e membros do próprio governo Trump.

Naquele dia, manifestantes lutaram contra policias, agredindo-nos com paus e barricadas de metal, forçaram a entrada pelas janelas para o prédio do Capitólio e invadiram os corredores. Parlamentares e o vice-presidente Mike Pence fugiram em busca de segurança.

Quatro pessoas morreram em 6 de janeiro. Uma foi alvejada pela polícia e três morreram em decorrência de emergências médicas. Um policial que havia sido atacado pelos manifestantes morreu no dia seguinte e quatro policias que participaram da defesa do Capitólio cometeram suicido posteriormente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade