PUBLICIDADE

Estados Unidos

Juiz dos EUA considera legal coleta de dados telefônicos pela NSA

27 dez 2013 - 17h28
(atualizado às 20h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Campus da inteligência americana em Fort Meade, onde fica a Agência Nacional de Segurança (imagem de arquivo)
Campus da inteligência americana em Fort Meade, onde fica a Agência Nacional de Segurança (imagem de arquivo)
Foto: AP

Um juiz federal de Nova York (Estados Unidos) considerou nesta sexta-feira que a coleta de dados telefônicos de americanos por parte da Agência de Segurança Nacional (NSA) é legal e justificada para prevenir ataques terroristas.

O juiz federal do distrito sul de Nova York William Pauley considerou que o programa revelado pelo ex-analista externo da NSA Edward Snowden é "legal" e útil para estabelecer conexões entre terroristas e evitar atentados em território americano.

O juiz reconhece que o vazamento de informações através Snowden motivaram um debate em nível geral, assim como na Casa Branca e no Congresso, sobre "a tensão entre a proteção do país e a preservação das liberdades civis que representa a coleta de metadados telefônicos".

O juiz rejeitou assim o processo da União de Liberdades Civis dos Estados Unidos (ACLU), que argumentava que a coleta em massa de dados de americanos por parte da NSA é ilegal, enquanto o governo americano defendeu o programa, já que a maior parte dos dados registrados é descartada.

A opinião contrasta com a sentença, ditada na semana passada de outro juiz federal, neste caso de Washington D.C., que considerou que a acumulação em massa de milhões de dados de conexões telefônicas nos Estados Unidos poderia violar o direito à privacidade contra as consultas excessivas que a Constituição americana proporciona.

A coleta dos chamados metadados telefônicos de americanos por parte da NSA é um dos pontos mais críticos para a imagem da agência de inteligência, já que sua ordem é espionar somente no exterior.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade