Ícone da TV americana, atriz Mary Tyler Moore morre aos 80 anos
A lendária atriz Mary Tyler Moore faleceu nesta quarta-feira em um hospital do estado de Connecticut aos 80 anos de idade, após seu estado de saúde piorar em decorrência de diabetes, informou a agente da artista.
Protagonista durante muitos anos de um popular programa batizado com seu nome, a atriz estava internada e respirava com ajuda de aparelhos desde a semana passada, segundo a imprensa americana.
"Mary Tyler Moore morreu cercada por amigos e seu marido há 33 anos, Robert Levine", afirmou em comunicado a agente Mara Buxbaum.
"Uma atriz inovadora, produtora e defensora apaixonada da Fundação de Pesquisa do Diabetes Juvenil, Mary será lembrada como uma visionária valente que acendia o mundo com seu sorriso", acrescentou a representante da atriz.
Antes de protagonizar "The Mary Tyler Moore Show" de 1970 a 1977, pelo qual ganhou três prêmios Emmy, a atriz se destacou no programa "The Dick Van Dyke Show", ganhando dois Emmy (1964 e 1966).
Moore foi diagnosticada com diabetes tipo 1 aos 33 anos e, desde então, dedicou muitos anos a estimular a educação sobre a doença.
A atriz também confessou em duas autobiografias que tinha sofrido de alcoolismo.