Havaí lança alerta perante reativação do vulcão Kilauea
As autoridades do Havaí reforçaram as medidas de proteção perante a reativação do vulcão Kilauea, que está em erupção há 28 anos, mas que começou a lançar lava a 20 m de altura, informou a imprensa americana.
A geóloga Janed Babb, do Serviço Geológico dos Estados Unidos, indicou à televisão local que a atividade em torno ao cone Puu Oo se intensificou "sem que se tenha uma certeza clara sobre o que possa ocorrer".
Os guardas florestais do Parque Nacional de Vulcões do Havaí já tinham advertido desde a última semana aos visitantes que mantivessem distância do Kilauea. Não há informações sobre pessoas feridas.
As autoridades do estado também lançaram um "alerta vermelho" para a aviação na zona em torno do vulcão de 1.247 m de altura.
De acordo com o Serviço Geológico o solo do Puu Oo colapsou na tarde do último sábado. No cimo, o nível do lago de lava caiu abaixo da beira na parede da cratera Halemaumau.
No último domingo se intensificaram as erupções de lava e aumentaram os níveis de tremor. O Serviço Geológico registrou aproximadamente 150 sismos dentro do vulcão e outra centena na zona de falha entre Maka'opuhi e a cratera Napau.
As erupções do fim de semana estão entre as mais volumosas ocorridas nos últimos cinco séculos.