PUBLICIDADE

Estados Unidos

Governador de Nova York anunciará maconha para uso médico, diz imprensa

4 jan 2014 - 22h13
Compartilhar
Exibir comentários

O governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, anunciará na semana que entra uma mudança das normas para permitir a venda limitada de maconha para usos medicinais, segundo informa o jornal The New York Times em sua página da internet.

Cuomo, que até agora tinha rejeitado essa ideia, fará com que Nova York se some à crescente tendência nos Estados Unidos em favor do uso médico da droga no país, onde 21 Estados e o Distrito de Columbia já o permitem.

O anúncio de Cuomo chegará, além disso, dias depois de o estado do Colorado ter iniciado no dia 1º de janeiro a venda legal e limitada de maconha para usos recreativos.

O plano de Nova York é mais limitado que os de outros estados, acrescenta o Times, já que prevê permitir que só 20 hospitais de todo o estado receitem maconha para pacientes que sofram com doenças como câncer e glaucoma, segundo critérios que estabelecerá o Departamento de Saúde estadual.

O jornal lembra que Cuomo prevê se apresentar à reeleição em novembro próximo e que o uso médico da maconha tem o apoio de uma grande maioria da população do Estado (82% segundo uma pesquisa divulgada em maio passado).

No passado, Cuomo já apoiou outras medidas sociais muito populares no Estado, como o casamento gay (2011) e a iniciativa que lançou em 2013 após o massacre escolar de Newtown (Connecticut) para proibir a venda de armas de assalto e de carregadores de alta capacidade, algo que acabou sendo respaldado pelas duas câmaras legislativas.

A flexibilização das leis sobre o uso de maconha gera um debate muito intenso neste país, onde houve 658.231 detenções policiais em 2012 por posse desta droga, segundo números oficiais recolhidos pela Drug Policy Alliance, uma organização que procura modificar o quadro normativo sobre os entorpecentes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade