PUBLICIDADE

Estados Unidos

Frio faz água fervendo congelar em pleno ar em Chicago

6 jan 2014 - 07h29
(atualizado às 08h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Repórter americano viu a água congelar em pleno ar durante o teste
Repórter americano viu a água congelar em pleno ar durante o teste
Foto: BBC News Brasil

Um fenômeno conhecido como vórtice polar está fazendo as baixas temperaturas baterem recordes de duas décadas nos Estados Unidos. No Meio Oeste, algumas cidades já registraram mínimas de -30ºC, mas a sensação térmica pode chegar a -51ºC nos próximos dias.

Em Chicago, um repórter da rede americana ABC News demonstrou com uma brincadeira o quão impressionante o frio pode ser. Ele joga no ar a água em ponto de fervura que está em seu copo. Quase que instantaneamente, a água congela.

As temperaturas muito baixas são resultado de um vórtice polar, uma massa de ar densa e fria que gira no sentido anti-horário.

O meteorologista da BBC John Hammond explica que o frio agora está se deslocando do Norte e Meio Oeste em direção a outras partes dos Estados Unidos, causando nevascas no resto do país. No entanto, até o final da semana, a massa de ar deve chegar ao Oceano Atlântico, e eventualmente desaparecerá.

Até agora, já foram registradas 16 mortes e mais de 3,7 mil cancelamentos de voos devido ao mau tempo.

Trabalhador limpa caminho no oeste do Capitólio dos Estados Unidos, em Washington Foto: Reuters
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade