EUA: Washington aprova medida para manter atividades municipais
A Prefeitura do Distrito de Columbia, sede da capital dos Estados Unidos, aprovou nesta terça-feira uma medida de emergência para manter em funcionamento as atividades municipais, em meio a um duro debate no Congresso para resolver o fechamento parcial do governo federal.
A medida aprovada pela Prefeitura é distinta da que fracassou no Congresso para manter o financiamento das operações do governo local, e seus recursos provêm de uma reserva especial de aproximadamente US$ 144 milhões.
Com a medida, os cerca de 32 mil funcionários públicos da capital americana estão protegidos da suspensão das atividades governamentais pelo menos durante o mês de outubro e até que a Prefeitura aprove outra medida de emergência.
O prefeito de Washington, o democrata Vincent Gray, solicitou cerca de US$ 86 milhões ao fundo de emergência que financiará as atividades do governo da capital, incluindo a coleta de lixo e as bibliotecas públicas.
Na semana passada, Gray designou como "essenciais" todas as atividades do governo local, argumentando que são necessárias para a proteção da segurança pública e da propriedade.
Assim, os funcionários do governo local continuarão suas atividades, bancadas pelo fundo de reserva já aprovado pelo Congresso antes do fechamento parcial.
A Câmara dos Representantes, controlada pelo Partido Republicano, rejeitou hoje três medidas dos republicanos para financiar os programas para veteranos de guerra, a reabertura dos parques nacionais e as atividades do governo da capital que operam com impostos locais.
A Casa Branca e os democratas do Congresso insistem que os republicanos da Câmara devem aprovar o orçamento de todas as agências da burocracia federal, ao invés de escolher apenas algumas.