PUBLICIDADE

Estados Unidos

Embaixada da Nicarágua em Moscou recebe pedido de asilo de Snowden

8 jul 2013 - 12h04
(atualizado às 14h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O pedido de asilo do ex-consultor da inteligência americana Edward Snowden, bloqueado na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou há 16 dias, foi enviado à Nicarágua para que o presidente Daniel Ortega o examine, anunciou nesta segunda-feira o embaixador deste país na Rússia. "Recebemos a carta de Snowden. Nós a enviamos a Nicarágua para que o presidente a examine", declarou Luis Alberto Molina à agência de notícias Itar-Tass.

O governo da Nicarágua informou na noite de sábado que Snowden explicou, em uma carta na qual solicitava asilo, seu medo de não ser julgado de maneira justa pelos Estados Unidos. "Eu, Edward Snowden, cidadão dos Estados Unidos, escrevo para solicitar asilo na República da Nicarágua devido ao risco de ser perseguido pelo governo e por seus agentes" por revelar a existência de um programa americano de espionagem das comunicações mundiais, escreveu o ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA).

Na sexta-feira, Ortega declarou que estava disposto a dar asilo ao informático americano "se as condições permitissem". O governante fez o anúncio horas depois do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, oferecer "asilo humanitário" a Snowden após retornar de uma visita de dois dias à capital russa.

Snowden, que se encontra desde 23 de junho na área de conexão do aeroporto moscovita de Sheremetyevo e é solicitado pelos EUA por espionagem, solicitou asilo também em Cuba e no Brasil, segundo Wikileaks.

O presidente de Cuba, Raúl Castro, defendeu hoje o direito dos países latino-americanos de conceder asilo a Snowden e criticou que o caso está focado na "perseguição" do jovem e não no sistema de "espionagem global" dos Estados Unidos.

Os países europeus e asiáticos rejeitaram a possibilidade de recebê-lo, enquanto a Rússia colocou como condição que ele interrompesse a divulgação sobre os programas secretos dos EUA.

Com informações adicionais da agência EFE

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade