PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Seis perguntas para entender a "Super Terça" nos EUA

Hillary e Trump chegam fortes a esta etapa decisiva das eleições

29 fev 2016 - 13h58
(atualizado às 13h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

O processo eleitoral norte-americano chega a uma de suas etapas mais importantes amanhã, dia 1, quando será realizada a "Super Terça". Entenda do que se trata e quais repercussões este dia pode ter nas eleições que irão eleger o sucessor de Barack Obama na Presidência dos Estados Unidos no final deste ano.

O que é a "Super Terça"?

É uma terça-feira, geralmente em fevereiro ou março, em que são realizadas prévias no maior número de estados e territórios de todo o processo eleitoral. Neste ano, a "Super Terça" acontece em 1º de março.

Onde acontece?

A "Super Terça" acontece desde meados dos anos 1980. Neste ano, primárias democratas e republicanas serão realizadas simultaneamente em Alabama, Arkansas, Georgia, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Vermont e Virginia. Os republicanos ainda irão realizar um caucus, uma espécie de assembleia para decidir o voto de uma região, no Alaska. Os democratas farão o mesmo no Colorado e realizarão primárias, que funcionam como eleições comuns, na Samoa Americana.

Qual sua importância?

Neste ano, serão eleitos mais de 860 delegados democratas e mais 660 delegados republicanos, que, durante a convenção nacional de cada partido representarão os resultados das prévias.

Foto: EFE

A "Super Terça" pode influenciar os resultados das eleições?

Os resultados costumam ter grande peso na decisão do candidato presidencial. Nenhuma outra etapa das prévias elege tantos representantes, dando um panorama claro da situação de cada pré-candidato. Além disso, pré-candidatos nanicos devem sofrer pressão par deixar a corrida eleitoral após esse dia.

Quem são os favoritos até agora?

Uma pesquisa realizada pela CNN revelou que o pleito deve ser disputado entre Hillary Clinton e Donald Trump. Em nível nacional, entre os democratas, a ex-secretária de Estado está quase 20 pontos a frente do senador socialista Bernie Sanders, com 55% das intenções de voto, contra 38%.

O magnata teria 49% do apoio dos republicanos, comparado com 16% de Marco Rubio e 15% de Ted Cruz.

Quando acontecem as próximas prévias?

No sábado, dia 5, democratas e republicanos realizam caucus no Kansas e primárias na Louisiana. Republicanos também realizam primárias no Kentucky e no Maine, enquanto democratas votam no Nebraska.

Fonte: Ansa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade