PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Ted Cruz acusa Donald Trump de inventar casos de adultério

25 mar 2016 - 18h40
(atualizado às 21h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Ted Cruz
Ted Cruz
Foto: Getty Images

O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Ted Cruz acusou Donald Trump, seu principal rival nas eleições primárias, de estar por trás da publicação de uma reportagem sobre suas supostas infidelidades em um tabloide.

"Este artigo do National Enquirer é lixo. É uma mentira total e completa. É uma difamação de um tabloide, e é uma difamação que vem de Donald Trump e seus seguidores", disse nesta sexta-feira o senador notavelmente alterado após um ato de campanha em Wisconsin.

O jornal sensacionalista National Enquirer publicou um artigo na quarta-feira no qual assegurava que Cruz tem cinco amantes secretas, às quais não identificou.

O tabloide inclui em sua reportagem uma citação de Roger Stone, um ex-assessor de Trump que continua sendo próximo ao magnata, na qual diz que "essas histórias estiveram rodeando Cruz durante algum tempo".

Cruz apontou a declaração de Stone como prova de que Trump e sua equipe orquestraram a reportagem. Rapidamente o magnata emitiu um comunicado no qual nega qualquer envolvimento com a reportagem que assegura não ter lido ainda.

"Não tenho nada a ver com o National Enquirer e, ao contrário do mentiroso Ted Cruz, não me rodeio de seguidores políticos e finjo inocência total. O problema de Cruz com o 'National Enquirer' é seu e só seu", declarou Trump.

O enfrentamento de hoje entre os dois principais pré-candidatos republicanos à Casa Branca é mais um passo na escalada de ataques pessoais que trocaram durante os últimos dias e que envolveram inclusive suas esposas.

Tudo começou quando na terça-feira à noite Trump publicou uma mensagem no Twitter no qual ameaçava revelar segredos sobre a esposa do senador, Heidi Cruz.

"O mentiroso Ted Cruz usou uma foto de Melania de uma sessão da (revista masculina) GQ para um anúncio de campanha. Tenha cuidado, mentiroso Ted, ou contarei tudo sobre sua mulher", escreveu o magnata.

Cruz lhe respondeu uma hora depois com outra mensagem na rede social: "A foto de sua mulher não foi usada por nós. Donald, se você tenta atacar Heidi, é mais covarde do que eu pensava".

O anúncio de campanha que atiçou o magnata é obra do Super PAC (grupo de ação política) anti-Trump "Make America Awesome", que não tem relação conhecida com a campanha de Cruz e do qual a equipe do senador se desvinculou completamente.

Os ataques pessoais entre os dois subiram de tom quando, na meia-noite de quarta-feira, o magnata compartilhou uma mensagem de um de seus eleitores com uma montagem que comparava uma fotografia pouco favorecedora de Heidi Cruz com outra da esposa de Trump, a ex-modelo Melania.

Questionado por jornalistas sobre a fotografia, Cruz enviou ao magnata uma mensagem clara em um tom mais duro do que costuma usar: "Donald, você é um covarde chorão. Deixe Heidi em paz de uma vez".

Heidi Cruz é executiva do grupo de bancos de investimento Goldman Sachs, mas pediu licença para participar ativamente na campanha presidencial de seu marido.

Perguntada pela polêmica em um evento em Wisconsin, Heidi Cruz se limitou a dizer que "a maioria das coisas ditas por Donald Trump não tem uma base real".

Trump segue liderando as primárias republicanas com 739 delegados, frente aos 465 de Cruz e os 143 do governador de Ohio, John Kasich, mas precisa melhorar a contundência de suas vitórias para conseguir os 1.237 delegados antes da Convenção Nacional de julho.

O aparelho republicano começa a cerrar fileiras em torno de Cruz para evitar a indicação de Trump, com a esperança que todos cheguem sem maioria à Convenção e esta passe a ser disputada, o que permitiria que se apresentassem candidatos que não participaram das primárias ou que as abandonaram diante dos maus resultados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade