PUBLICIDADE

Estados Unidos

Desaprovação de Obama alcança 54% e bate recorde

Pesquisa apontou que 54% desaprovam governo de Obama

11 dez 2013 - 12h49
(atualizado às 14h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A aprovação de Obama manteve constante de queda</p>
A aprovação de Obama manteve constante de queda
Foto: Mike Theiler / Reuters

O descontentamento dos americanos com o desempenho do presidente do país, Barack Obama, alcançou seu nível mais alto, com um índice de 54% de rejeição, segundo uma pesquisa da emissora NBC e do jornal The Wall Street Journal divulgada nesta quarta-feira.

Apenas 42% dos entrevistados opinou que Obama, reeleito há pouco mais de um ano, está fazendo um bom trabalho. Em janeiro, a mesma pesquisa tinha registrado um índice de aprovação para Obama de 52% e de desaprovação de 44%.

Para 64% dos entrevistados o país está mal encaminhado, índice melhor do que em julho, quando 78% dos indagados tinha essa percepção. A aprovação pública para a gestão de Obama alcançou seu nível mais alto na pesquisa de abril de 2009, com 61% favorável ao presidente e 30% desfavorável.

Na pesquisa feita na semana passada, 58% dos entrevistados expressou um sentimento negativo em relação à forma como Obama conduz a política econômica do país, apoiada por 39% dos entrevistados.

Já o Congresso, onde os republicanos têm maioria na Câmara dos Representantes e, como minoria, obstruíram boa parte do trabalho do Senado, não se saiu melhor. Para 51% dos entrevistados esta legislatura é uma das piores da história, enquanto 28% disse que seu desempenho está abaixo da média.

A enquete entrevistou mil adultos entre 4 e 8 de dezembro e tem uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.  Os entrevistados pela enquete CBS/Wall Street Journal não representam a composição geral da população dos Estados Unidos, pois foi feita com 75% de brancos, 12% de negros e 6% de hispânicos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade