PUBLICIDADE

Estados Unidos

Advogado nega que Snowden tenha permissão para deixar aeroporto

Agências de notícias russas anunciaram mais cedo que Snowden já estava em posse de documentos que lhe permitiam deixar o aeroporto

24 jul 2013 - 13h04
(atualizado às 13h21)
Compartilhar
Exibir comentários
O advogado Anatoli Kucherena conversa com jornalistas no aeroporto Sheremetievo
O advogado Anatoli Kucherena conversa com jornalistas no aeroporto Sheremetievo
Foto: AP

O ex-técnico da CIA Edward Snowden, requerido pela Justiça dos EUA, ainda não deixará o aeroporto internacional Sheremetievo, em Moscou, de acordo com seu assessor legal russo, Anatoli Kucherena.

O advogado, que falou com a imprensa no aeroporto após encontrar Snowden na zona de trânsito, disse que o fugitivo dos Estados Unidos ainda não recebeu do Serviço Federal de Migração (SFM), "devido a problemas burocráticos", o documento que lhe permitiria entrar na Rússia, país para o qual pediu asilo. "O certificado poderia ser entregue a ele em qualquer momento. Até o momento ainda não foi entregue porque seu caso ainda está sendo estudado", afirmou o assessor legal aos veículos da imprensa.

Kucherena disse que a concessão do asilo temporário a Snowden "ainda não está decidida", porque se trata de "uma situação única para a Rússia". "Nunca tivemos casos similares nem solicitações como esta. Por isso há um procedimento a seguir e deve ser cumprido pelo Serviço Federal de Migração", explicou.

O advogado descreveu o ânimo emocional de Snowden como "um estado de espera, sem alegria nem tristeza", centrado em "receber a resposta do SFM". "Disse que poderia recorrer aos tribunais" no caso de as autoridades russas declinem seu pedido de asilo temporário no país, afirmou.

Snowden tem intenção de ficar um tempo na Rússia, aprender o russo, conhecer os costumes e a cultura locais e percorrer o país, segundo seu representante legal.

Um mês após aterrissar na capital russa procedente de Hong Kong, "continua na zona de trânsito (de Sheremetievo) com a mesma camisa com que chegou e com o mesmo jeans", disse Kucherena para explicar a situação na qual continua o ex- analista da CIA. "Hoje comprei várias camisas e calças para que pelo menos possa trocar de roupa. Porque nas condições que vive não tem nem lavanderia nem a possibilidade de passar suas camisas", disse o advogado.

Snowden disse a Kucherena que, embora não seja rico, ainda tem dinheiro para continuar em Sheremetievo e agradeceu pela ajuda financeira que muitos cidadãos russos lhe ofereceram.

Mais cedo, agências de notícias russas haviam informado que Snowden já teria recebido os documentos necessários para deixar a zona de trânsito do aeroporto de Moscou. A informação, no entanto, não tinha sido confirmada oficialmente. 

Em decorrência do impasse, a Casa Branca anunciou nesta quarta-feira que busca esclarecimentos por parte do governo da Rússia sobre o status de Snowden. "Buscamos esclarecimentos" das autoridades russas, disse o porta-voz do presidente Barack Obama, Jay Carney, a bordo do avião presidencial Air Force One. 

Snowden abandonou dançarina de pole dance para denunciar governo dos EUA:

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade