Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Espanha contraria UE e amplia intervalo de doses de vacina a 16 semanas

30 abr 2021 - 15h30
Compartilhar
Exibir comentários

A Espanha está ampliando o intervalo entre a primeira e a segunda doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca para 16 semanas para pessoas de menos de 60 anos, disse o governo nesta sexta-feira, ultrapassando o intervalo máximo de 12 semanas aprovado por autoridades europeias.

Homem com camisa da seleção de futebol da Espanha recebe dose de vacina contra Covid-19 da AstraZeneca em Madri
06/04/2021 REUTERS/Sergio Perez
Homem com camisa da seleção de futebol da Espanha recebe dose de vacina contra Covid-19 da AstraZeneca em Madri 06/04/2021 REUTERS/Sergio Perez
Foto: Reuters

A Espanha é o primeiro país a divergir da autorização da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e defender o "uso fora da norma", que não seria aprovado pela entidade e deixaria cada nação responsável por quaisquer efeitos colaterais possíveis.

A ampliação dá às autoridades mais tempo para determinar a maneira mais segura de administrar a vacina, disse o Ministério da Saúde. Inicialmente, a Espanha deu as vacinas da AstraZeneca a trabalhadores essenciais de 18 a 65 anos, mas depois passou a permitir que só pessoas de mais de 60 anos recebam a vacina devido a preocupações com coágulos sanguíneos em pessoas mais jovens.

A aprovação da EMA à vacina se baseia na administração da segunda dose de quatro a 12 semanas após a primeira. Um intervalo de 16 semanas não foi avaliado em nenhum teste com humanos.

A AstraZeneca e a EMA não responderam de imediato a pedidos de comentário.

A decisão espanhola de restringir o uso da vacina causou incerteza generalizada e fez com que algumas pessoas mais jovens que já haviam recebido uma primeira dose fossem impedidas de tomar uma segunda.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade