Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em tensão com a Venezuela, governo Trump divulga fotos de forças militares chegando à América Latina

Casa Branca anuciou operação na América Latina, aumentando temores de eventuais bombardeios em território venezuelano

14 nov 2025 - 09h14
(atualizado às 11h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Marinha dos EUA enviou o grupo de ataque liderado pelo USS Gerald Ford à América Latina, intensificando tensões entre Donald Trump e Nicolás Maduro em meio à operação "Lança do Sul" contra o narcotráfico.
EUA divulgam primeiras imagens do maior porta-aviões do mundo após chegada ao mar do Caribe; veja:

A Marinha dos Estados Unidos divulgou, na noite de terça-feira, 14, imagens de um grupo de ataque após sua chegada à região da América Latina. Na foto, é possível identificar o USS Gerald Ford, considerado o maior porta-aviões do mundo, juntamente com outras forças do Departamento de Defesa.

A chegada do grupo bélico à América Latina ocorre em meio às tensões entre o governo de Donald Trump (Republicano) e o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela.

Nas imagens divulgadas pelo governo norte-americano, é possível ver o USS Gerald Ford navegando em formação com as demais embarcações que compõem o grupo de ataque — os destróieres USS Winston Churchill, USS Mahan e USS Bainbridge. Acima da formação, aparecem jatos de ataque e um bombardeiro B-52 Stratofortress.

O que aconteceu

Jatos de ataque em formação na região da América Latina
Jatos de ataque em formação na região da América Latina
Foto: Reprodução | Marinha dos EUA

O grupo de ataque faz parte de uma campanha de pressão de Trump contra Maduro. Enquanto a Casa Branca afirma conduzir uma missão militar contra cartéis de drogas latino-americanos, o líder venezuelano a denuncia como uma tentativa de retirá-lo do poder. Vale lembrar que, no passado, Trump acusou Nicolás Maduro de liderar o Cartel de Los Soles — informação que nunca foi confirmada.

Na quinta-feira, 13, o secretário de Guerra americano, Pete Hegseth, anunciou a operação “Lança do Sul” contra o narcotráfico, o que intensificou ainda mais a tensão entre os dois países e levantou temores de possíveis ataques em razão da presença norte-americana próxima ao território venezuelano.

USS Gerald Ford lidera formação na região da América Latina
USS Gerald Ford lidera formação na região da América Latina
Foto: Reprodução | Marinha dos EUA

Em contrapartida, a divulgação das imagens da missão, mesmo com atraso, foge do padrão militar, que costuma evitar a publicação de registros durante ou logo após operações, a fim de não revelar estratégias e intenções — o que pode gerar interpretações equivocadas e outras consequências.

De acordo com a CBS News, que consultou especialistas em geopolítica sobre o momento atual, “um ataque direto dos EUA ao território venezuelano depende apenas de uma justificativa jurídica para tal”.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade