Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em mais recente expurgo, Nicarágua proíbe 1.500 grupos da sociedade civil

19 ago 2024 - 15h37
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Nicarágua proibiu 1.500 organizações não-governamentais nesta segunda-feira, em mais um passo no combate a grupos da sociedade civil vistos como hostis pelo presidente Daniel Ortega.

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, participa da cúpula da Alba em Caracas, Venezuela
24/04/2024
REUTERS/Leonardo Fernández Viloria
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, participa da cúpula da Alba em Caracas, Venezuela 24/04/2024 REUTERS/Leonardo Fernández Viloria
Foto: Reuters

Publicada no diário oficial do país, a determinação também envolve o confisco de ativos dos grupos, de maioria religiosa, pelo governo.

"Eles não cumpriram com as suas obrigações", afirma comunicação publicada pelo ministério do interior, alegando que os grupos falharam em revelar uma ampla gama de dados financeiros, inclusive doações.

O anúncio chegou dias depois de autoridades divulgarem novas medidas focadas em ampliar o controle sobre tais grupos.

O ataque de Ortega voltado à sociedade civil, assim como contra a Igreja Católica, ganhou intensidade desde o início de protestos contra o governo, em 2018. Autoridades já fecharam mais de 5 mil grupos da sociedade civil, universidades privadas e organizações de mídia.

No período, o governo também proibiu partidos políticos da oposição, além de aprisionar ou exilar líderes da oposição.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade