Duzentos fuzileiros navais são enviados para apoiar Serviço de Imigração na Flórida, nos EUA
O exército dos EUA informou nesta quinta-feira que enviará 200 fuzileiros navais à Flórida para fornecer suporte administrativo e logístico ao Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês)
Os fuzileiros navais são a primeira onda de apoio do Comando Norte dos EUA à missão da agência de imigração, disse o exército.
"Os militares que participam desta missão desempenharão funções estritamente não relacionadas à aplicação da lei nas instalações do ICE", afirmou o comando em um comunicado.
O Comando Norte informou que suas funções se concentrarão em tarefas administrativas e logísticas, e os fuzileiros estão especificamente proibidos de contato direto com indivíduos sob custódia do ICE ou envolvimento em qualquer aspecto da cadeia de custódia.
No mês passado, o Pentágono autorizou a mobilização de até 700 agentes do Departamento de Defesa para apoiar o ICE na Flórida, na Louisiana e no Texas.
O presidente dos EUA, Donald Trump, também enviou 700 fuzileiros navais para Los Angeles em junho, para proteger agentes de imigração durante operações para prender imigrantes ilegais no país.