Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Drones ucranianos matam pelo menos 10 pessoas e atingem armazém de empresa russa de comércio eletrônico

22 ago 2026 - 15h16
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Ataques de drones ucranianos mataram ao menos dez pessoas na Rússia e em territórios ocupados, atingindo instalações industriais e um centro de distribuição da varejista Ozon. A ofensiva reflete a intensificação de ataques mútuos contra infraestruturas econômicas para além das frentes de batalha. Em reação, o presidente Vladimir Putin alertou sobre retaliações russas, enquanto o líder francês Emmanuel Macron prometeu acelerar a entrega de sistemas de defesa aérea à Ucrânia.

Drones ucranianos mataram pelo menos 10 pessoas em ataques contra ‌alvos em toda a Rússia e em áreas da Ucrânia ocupadas pela Rússia, incluindo um depósito de propriedade da loja virtual Ozon e uma instalação industrial, informaram autoridades russas neste sábado.

Tanto a Rússia quanto a Ucrânia estão intensificando suas campanhas com drones com o objetivo de paralisar a infraestrutura econômica uma da outra, muitas vezes atacando alvos bem além das linhas ⁠de frente da guerra, à medida que os combates no campo de batalha se aproximam da ‌marca de quatro anos e meio.

Na sexta-feira, pelo menos 16 pessoas morreram e mais de 130 ficaram feridas quando vários drones russos atacaram um shopping center no centro da ‌Ucrânia.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou neste sábado que ‌os ataques da Ucrânia — que, segundo Kiev, visam cortar o financiamento para os esforços ⁠de guerra de Moscou — abriram uma "caixa de Pandora" de retaliações russas.

O presidente francês, Emmanuel Macron, por sua vez, prometeu acelerar a entrega de novos equipamentos franceses à Ucrânia, após discutir a escassez de sistemas de defesa aérea de Kiev em uma ligação com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

ATAQUES DE DRONES EM TODA A RÚSSIA E NA UCRÂNIA CONTROLADA PELA RÚSSIA

Em uma ‌postagem no Telegram neste sábado, Vyacheslav Fedorishchev, governador da região russa de Samara, afirmou que uma ‌idosa havia sido morta em ⁠um ataque à cidade ⁠de Novokuibyshevsk, que, segundo ele, causou danos a instalações industriais. As forças armadas da Ucrânia afirmaram ter ⁠atacado a refinaria de petróleo da cidade, provocando ‌um incêndio.

A Ozon, segunda maior ‌varejista online da Rússia, informou em comunicado no Telegram que as atividades em seu centro de logística na região de Samara, na cidade de Chapayevsk, foram interrompidas após o ataque, que, segundo a empresa, causou feridos.

O ataque é o primeiro contra a ⁠Ozon após semanas de ataques com drones contra sua maior rival, a Wildberries, que a Ucrânia apresentou como parte de uma campanha mais ampla contra a infraestrutura econômica que sustenta a guerra russa na Ucrânia.

Em outro local, na região de Krasnodar, no sul da Rússia, o governador Veniamin Kondratyev informou que três pessoas, ‌sendo duas crianças, morreram e outro adulto ficou ferido em um ataque à cidade portuária de Yeysk, no Mar de Azov. Ele disse que um incêndio se alastrou em ⁠uma instalação não identificada no porto da cidade.

O governador da região russa de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, informou que duas pessoas morreram e 13 ficaram feridas em ataques ucranianos. Em Bryansk, outra região fronteiriça, quatro pessoas ficaram feridas, segundo o governador local.

Na península da Crimeia, tomada da Ucrânia pela Rússia em 2014, o governador de Sebastopol apoiado por Moscou, Mikhail Razvozhayev, afirmou que pelo menos duas pessoas haviam sido mortas e 10 ficaram feridas quando um drone ucraniano atingiu um ônibus urbano.

Na região de Luhansk, uma província do leste da Ucrânia cuja maior parte é controlada pela Rússia, o governador nomeado por Moscou, Leonid Pasechnik, disse que dois civis, incluindo um menino de 16 anos, foram mortos e outros nove ficaram feridos.

O Ministério da Defesa da Rússia informou ter abatido um total de 457 drones ucranianos durante a madrugada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra