Draghi diz que acordo UE-Mercosul pode trazer 'alívio' à Europa
UE 'começou a agir diante de novo cenário geoeconômico', afirmou
Durante as celebrações de um ano do lançamento do Plano Draghi, nesta terça-feira (16), Mario Draghi afirmou que diante do "novo cenário geoeconômico", criado em boa parte, pelo tarifaço do governo de Donald Trump, o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul poderá trazer um "alívio" para os exportadores europeus.
"O acordo com o Mercosul pode oferecer algum alívio aos exportadores [da UE]. A Comissão [Europeia] lançou projetos estratégicos para matérias-primas críticas", declarou Draghi em Bruxelas, ao lado da presidente do Executivo do bloco, Ursula von der Leyen.
Segundo ele, "a Europa começou a reagir ao novo contexto geoeconômico", referindo-se às tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos de diversos países, incluindo a UE.
"Como os EUA absorvem cerca de três quartos do déficit global em conta corrente, diversificar seu mercado é irrealista no curto prazo", explicou Draghi, antes de citar "o acordo UE-Mercosul" como uma possível alternativa para a concorrência europeia.