PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Distúrbios no Mundo Árabe

Número de refugiados na Síria passa de 2 milhões, diz agência da ONU

Em um ano, guerra civil elevou em 1,8 milhão o número de sírios refugiados

3 set 2013 - 01h20
(atualizado em 5/9/2013 às 11h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 2 milhões de pessoas já fugiram da Síria desde o início da guerra civil que atinge o país, aumentando a pressão sobre os países vizinhos, de acordo com comunicado da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira. A onda de crianças, mulheres e homens cruzando as fronteiras subiu quase dez vezes nos últimos 12 meses, segundo dados apresentados pela UNHCR, agência da ONU para refugiados.

“Esta tendência é alarmante, representando um salto de quase 1,8 milhão de pessoas em 12 meses”, disse a nota. Há um ano, o número de sírios registrados como refugiados ou esperando por cadastro era de aproximadamente 230 mil pessoas.

António Guterres, representante da UNHCR, disse que a Síria se tornou “uma calamidade humanitária vergonhosa com sofrimento e deslocamento sem precedentes na história recente”. “O único consolo é a humanidade mostrada pelos países vizinhos em recebendo e salvando as vidas de tantos refugiados”, acrescentou. Mais de 97% dessas pessoas estão alojadas nos países ao redor da Síria, o que acaba pressionando a infraestrutura, economia e sociedade dessas nações.

A atriz Angelina Jolie, enviada especial da agência, expressou sua consternação com a situação. “O mundo corre seriamente o risco de ser complacente sobre o desastre humanitário na Síria. A onda de sofrimento humano causada pelo conflito tem implicações catastróficas. Se a situação continuar a se deteriorar nesse ritmo, o número de refugiados apenas irá aumentar, e alguns países vizinhos podem ser levados ao ponto de colapso”, afirmou.

Por conta do impacto do êxodo causado pelos refugiados, ministros do Iraque, Jordânia, Líbano e Turquia irão se encontrar com a UNHCR nesta quarta-feira, na Suíça, para discutir o assunto e tentar atrair mais ajuda internacional.

O Líbano, com 716 mil pessoas, foi o país que mais recebeu os refugiados cadastrados, seguido pela Jordânia e Turquia, com 515 mil e 460 mil, respectivamente. Quase metade dos 2 milhões tem 17 anos ou menos.

Além desses refugiados, cerca de 4,25 milhões de pessoas estão desalojadas dentro do território da Síria, de acordo com dados da ONU. Somados, esse número passa de 6 milhões, o que significa que mais sírios foram forçados a deixar suas casas do que pessoas de qualquer outro país do mundo.

Foto: AFP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade