PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Ex-ministro italiano será emissário da ONU para a Síria

Staffan de Mistura foi representante especial da ONU para o Afeganistão e Iraque

9 jul 2014 - 14h08
(atualizado às 14h10)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Foto de arquivo tirada em Nova Deli, Índia, em 22 de março de 2013, mostra o diplomata Staffan de Mistura durante uma coletiva de imprensa</p><p> </p>
Foto de arquivo tirada em Nova Deli, Índia, em 22 de março de 2013, mostra o diplomata Staffan de Mistura durante uma coletiva de imprensa
Foto: RAVEENDRAN / AFP

O ex-ministro italiano das Relações Exteriores Staffan de Mistura será o sucessor de Lakhdar Brahimi como emissário da ONU para a Síria, indicaram nesta quarta-feira diplomatas.

Esta nomeação foi confirmada aos países membros do Conselho de Segurança, mas deve ser ainda anunciada oficialmente pela ONU.

Segundo um diplomata do Conselho, Mistura representará a ONU e terá um "adjunto árabe". Brahimi era o enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe.

Brahimi, argelino, havia renunciado ao cargo em maio passado, depois de cerca de dois anos de esforços infrutíferos para acabar com o conflito na Síria, que já deixou mais de 100.000 mortos. O mediador havia organizado negociações diretas em Genebra entre o governo sírio e a oposição, mas as mesmas fracassaram.

Steffan de Mistura, de 67 anos, nascido em Estocolmo, tem a dupla nacionalidade italiana e sueca. Desempenhou numerosas funções nas Nações Unidas, particularmente como representante especial da ONU para o Afeganistão.

Também foi diretor adjunto do Programa Alimentar Mundial e representante especial da ONU no Iraque.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade