Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dinamarca convoca diplomata dos EUA e protesta sobre Groenlândia

País quer explicações por 'tentativas de interferência' na ilha

27 ago 2025 - 10h37
(atualizado às 11h14)
Compartilhar
Exibir comentários

A Dinamarca convocou o encarregado de negócios dos Estados Unidos após uma reportagem revelar "tentativas de interferência" na Groenlândia, anunciou nesta quarta-feira (27) o ministro das Relações Exteriores, Lars Lökke Rasmussen.

Situada no Ártico, Groenlândia tem importância geoestratégica e recursos minerais
Situada no Ártico, Groenlândia tem importância geoestratégica e recursos minerais
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Qualquer tentativa de ingerência nas relações internas do reino será, obviamente, inaceitável", declarou Rasmussen em um comunicado, acrescentando que pediu ao seu ministério para "convocar o encarregado de negócios americano para uma reunião".

De acordo com a reportagem publicada pela emissora pública DR, ao menos três americanos próximos ao presidente dos EUA, Donald Trump, estariam na Groenlândia para "influenciar" a população, mantendo com eles uma lista com nomes de cidadãos locais que apoiam os planos do mandatário de Washington em assumir o controle da ilha no Ártico.

Desde que voltou para a Casa Branca, em janeiro, Trump mencionou diversas vezes esse seu desejo devido à importância geoestratégica do território e potenciais recursos minerais. Em resposta, a Groenlândia, que tem governo autônomo, mas pertente à Dinamarca, disse que "não está à venda". 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade