PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Sul envia atletas para treinamento conjunto em estação de esqui norte-coreana

31 jan 2018 - 11h32
(atualizado às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Sul iniciará um programa de treinamento conjunto na estação de esqui norte-coreana de Masikryong nesta quarta-feira, conforme planejado inicialmente, informou o Ministério da Unificação sul-coreano, e uma delegação de 45 pessoas fará a viagem de dois dias.

Bandeiras da Coreia do Sul e Coreia do Norte são vistas durante evento esportivo em Incheon 20/09/2014 REUTERS/Issei Kato
Bandeiras da Coreia do Sul e Coreia do Norte são vistas durante evento esportivo em Incheon 20/09/2014 REUTERS/Issei Kato
Foto: Reuters

A delegação sul-coreana, que conta com cerca de 30 atletas, embarcou em um voo fretado da Asiana Airlines no Aeroporto Internacional Yangyang, no nordeste da Coreia do Sul, rumo ao Aeroporto Kalma de Wonsan, disse o ministério.

O voo foi fretado para não criar um conflito com as sanções atualmente impostas pelos Estados Unidos à Coreia do Norte, disse o porta-voz Baik Tae-hyun em um boletim à imprensa.

Baik não soube dizer como a Asiana foi selecionada para o voo fretado.

De acordo com as sanções norte-americanas unilaterais a Pyongyang, nenhum navio ou aeronave pode visitar os EUA durante um período de 180 dias depois de ir para a Coreia do Norte.

"Foram feitas negociações (com os EUA) para evitar um conflito com as sanções só para esta ocasião", disse Baik, acrescentando que Washington deu seu consentimento ao voo nesta quarta-feira.

Na volta para casa, a delegação sul-coreana será acompanhada pelos norte-coreanos, que visitarão o vizinho do sul para se prepararem para a Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, que começa em 9 de fevereiro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade