PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Norte sinaliza plano para lançar satélite entre 22 de novembro e 1º de dezembro, diz Japão

20 nov 2023 - 16h52
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte notificou o Japão sobre seu plano de lançar um foguete transportando um satélite espacial entre 22 de novembro e 1º de dezembro na direção do Mar Amarelo e do Mar da China Oriental, disse a Guarda Costeira do Japão na terça-feira, horário local. 

Caso concretizado, o plano marcará uma terceira tentativa neste ano da Coreia do Norte, país que possui armas nucleares, de colocar um satélite espião em órbita.

Duas tentativas anteriores de colocar em órbita o que seria o primeiro satélite espião da Coreia do Norte fracassaram e, após a última tentativa em agosto, cientistas da Coreia do Norte prometeram tentar novamente em outubro.

O lançamento será o primeiro desde que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, fez uma rara viagem ao exterior em setembro e visitou o mais moderno centro de lançamento espacial da Rússia, onde o presidente russo, Vladimir Putin, prometeu ajudar Pyongyang a construir satélites.

Pyongyang tem tentado colocar em órbita um satélite espião militar, dizendo que planeja uma frota de satélites para monitorar os movimentos das tropas norte-americanas e sul-coreanas.

A Coreia do Norte lançou um satélite em 31 de maio que acabou caindo no mar. O novo lançador Chollima-1 falhou devido a instabilidade no motor e no sistema de combustível, informou a agência de notícias estatal KCNA.

O país tentou cumprir a missão em 24 de agosto, mas falhou novamente após o foguete propulsor ter um problema no terceiro estágio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade