Coreia do Norte dispara mísseis balísticos e abala esperanças diplomáticas de Seul
A Coreia do Norte disparou vários mísseis balísticos na quarta-feira, somando-se a um lançamento feito um dia antes, informaram os militares sul-coreanos, ampliando uma série de testes que têm prejudicado as esperanças de Seul de aliviar as tensões.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) disse que a Coreia do Norte disparou mais um míssil não identificado por volta das 14h20 (2h20 em Brasília) de quarta-feira, da área de Wonsan em direção às águas ao largo de sua costa leste.
O míssil voou cerca de 700 km, acrescentou.
Mais cedo na quarta-feira, a Coreia do Norte lançou vários mísseis balísticos de curto alcance não identificados também de perto da mesma área, disse o JCS.
Os mísseis voaram cerca de 240 km, afirmou, acrescentando que as autoridades sul-coreanas e norte-americanas estavam realizando uma análise detalhada. Os militares da Coreia do Sul também disseram ter detectado o lançamento de um suposto míssil balístico próximo a Pyongyang na terça-feira.
A Casa Azul presidencial da Coreia do Sul convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional na quarta-feira, chamando os lançamentos de uma provocação que violou as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, de acordo com relatos da mídia. O Conselho pediu a Pyongyang que encerrasse esses testes.
A Guarda Costeira do Japão declarou que o último míssil caiu no mar cerca de 10 minutos após o lançamento. Tóquio disse que nenhum míssil entrou em suas águas territoriais ou zona econômica exclusiva.
As ações de Pyongyang "ameaçam a paz e a segurança na região e na comunidade internacional", disse o secretário-chefe do Gabinete do Japão, Minoru Kihara.
Alguns analistas observaram que os últimos lançamentos se seguiram a uma declaração combativa da Coreia do Norte, indicando que Pyongyang não teve nenhuma mudança em sua postura hostil em relação a Seul, apesar das esperanças de um degelo nas relações.
Jang Kum Chol, uma autoridade sênior do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte, disse que o Sul estava se envolvendo em uma ilusão se achasse que Pyongyang estava pronta para ver Seul como algo diferente de um inimigo.
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.