COP28 deve encontrar "abordagens realistas" para reduzir emissões, diz Opep
A cúpula mundial para mudanças climáticas COP28 deve encontrar "abordagens realistas" para reduzir as emissões que precisam envolver todas as "energias" e tecnologias, disse o secretário-geral da Opep, Haitham Al Ghais, neste sábado, em comentário lido por um funcionário.
"Em última análise, todas as pessoas e tecnologias precisam estar em conformidade com os princípios de equidade e responsabilidades diferenciadas", disse o funcionário em nome de Al Ghais.
"Precisamos de abordagens realistas para combater as emissões, e que permitam o crescimento econômico, ajudem a erradicar a pobreza e, ao mesmo tempo, aumentem a resiliência."
Ao mesmo tempo, o principal diplomata da China disse neste sábado que um acordo final sobre combustíveis fósseis na COP28 era crucial, mas pode não ser perfeito, ao mesmo tempo que se recusou a dizer se o país concorda em eliminar totalmente os combustíveis fósseis.
A questão decisiva na mesa de negociações da COP28 no Dubai foi se os quase 200 países do mundo conseguirão chegar a um acordo sobre a eliminação dos combustíveis fósseis, o principal causador das alterações climáticas.
O enviado climático da China, Xie Zhenhua, disse que, sem um acordo sobre combustíveis fósseis, não há muitas chances de sucesso na conferência.