PUBLICIDADE

Mundo

Conservadores alemães pedem que Merkel e aliado resolvam disputa sobre imigração

2 jul 2018 - 17h31
Compartilhar
Exibir comentários

Parlamentares dos dois partidos conservadores da coalizão governista da Alemanha pediram nesta segunda-feira para a chanceler Angela Merkel e seu ministro do Interior resolverem uma disputa mutuamente danosa sobre a política imigratória que abalou o governo de três meses de Merkel.

Primeira-ministra alemã, Angela Merkel, e o ministro do Interior, Horst Seehofer, participam de evento no mês passado em Berlim
20/06/2018
REUTERS/Hannibal Hanschke
Primeira-ministra alemã, Angela Merkel, e o ministro do Interior, Horst Seehofer, participam de evento no mês passado em Berlim 20/06/2018 REUTERS/Hannibal Hanschke
Foto: Reuters

O ministro do Interior, Horst Seehofer, no entanto, se recusou a mudar de posição e atacou pessoalmente a chanceler, com a qual tem um relacionamento conflituoso há tempos, em uma entrevista publicada nesta segunda-feira.

    Líderes da União Social-Cristã da Baviera (CSU) e dos democratas-cristãos de Merkel (CDU) estavam em conversações na noite desta segunda-feira, tentando resolver uma disputa cada vez mais pessoal que ameaça derrubar seu governo.

Em uma reunião conjunta dos grupos parlamentares da CDU e da CSU, um coro de legisladores pediu a Merkel e Seehofer que superassem as desavenças depois que Seehofer ofereceu sua renúncia ao cargo no gabinete e na presidência da CSU em uma reunião do partido no domingo.

    A CSU ameaçou impor novos controles na fronteira alemã nesta semana se considerasse que os acordos trazidos por Merkel de uma cúpula da União Europeia fossem insuficientes para aliviar o fardo imigratório.

    Merkel está determinada a impedir uma ação unilateral das autoridades bávaras, o principal ponto de entrada de imigrantes na Alemanha, dizendo que ela viola a lei europeia.

    A União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel depende da CSU para se manter no poder por meio de uma coalizão, que ainda inclui o Partido Social-Democrata de centro-esquerda e foi formada há meros três meses.

    Os dois partidos de centro-direita têm uma aliança de 70 anos graças à qual a CDU cedeu à CSU o estandarte conservador na Baviera. Mas a CSU tem pela frente um forte desafio do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), quando o com as eleições regionais no Estado do sul em outubro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade