PUBLICIDADE

Mundo

Confrontos deixam mortos no Afeganistão; explosão atinge Cabul

Ataque na capital tinha como alvo o ministro da Defesa

3 ago 2021 - 17h13
(atualizado às 17h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 40 civis morreram e outros 118 ficaram feridos nas últimas 24 horas nos combates entre os talibãs e as forças afegãs na cidade de Lashkar Gah, no sul do país, anunciou a Missão das Nações Unidas no Afeganistão (Unama) nesta terça-feira (3).

Ataque na capital tinha como alvo o ministro da Defesa afegão
Ataque na capital tinha como alvo o ministro da Defesa afegão
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em sua publicação, a Unama expressou "crescente preocupação" pela difícil situação dos civis em Lashkar Gah, capital da província de Helmand, e pediu o "fim imediato dos combates nas área urbanas".

Além da cidade afegã, que tem 200 mil habitantes, o Talibã enfrenta forças do governo nos arredores de Kandahar (sul) e Herat (oeste), a segunda e a terceira cidades do país com 650 mil e 600 mil habitantes, respectivamente.

Enquanto isso, um comandante do exército, general Sami Sadat, pediu para a população civil de Lashkar Gah a deixar a cidade "o mais rápido possível".

Paralelamente, uma forte explosão, seguida por outras menores, atingiu Cabul "perto de edifícios governamentais (incluindo o palácio presidencial, embaixadas e agências humanitárias)", escreveu a especialista em contraterrorismo Rita Katz no Twitter.

Além disso, disparos de armas de fogo foram registrados próximo da chamada Zona Verde, indicou o vice-porta-voz do Ministério do Interior afegão, Hamid Roshan.

Segundo ele, o ataque visava "aparentemente" o ministro da Defesa afegão, Bismillah Khan Mohammadi, que saiu ileso. Nesta ação, pelo menos três pessoas morreram e outras duas ficaram feridas.

As explosões ocorreram no momento em que os talibãs estão avançando com uma ofensiva e pressionando as capitais no sul e no oeste do país. O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou alguns ataques recentes em Cabul, mas a maioria não foi reivindicada, o que fez o governo responsabilizar os talibãs.

Nos últimos três meses os talibãs assumiram o controle de várias zonas rurais do Afeganistão durante uma ofensiva-relâmpago e que coincidiu com o início da retirada internacional das tropas americanas.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade